O Sol nasce às 06:17 e o ocaso regista-se às 21:05.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 08:34 e 20:55, a baixa-mar, às 02:06 e 14:22.

Caranguejo é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o norte-americano Phineas Taylor Barnum, pioneiro do espetáculo de circo (1810), Cecil Rhodes, estadista britânico e explorador da zona central do continente africano (1853), o escritor e cineasta francês Jean Cocteau (1898), o antigo primeiro-ministro e depois presidente da República Francesa Georges Pompidou (1911), o guitarrista Robbie Robertson (1944) e o cartoonista Bill Watterson, criador de Calvin (1956).Nesta data, em 1535, o humanista inglês Thomas More era condenado à morte por não abdicar do catolicismo. Em 1811, Simão Bolívar e Francisco de Miranda proclamavam a independência da Venezuela, transformando-a assim na primeira nação sul-americana a nascer das colónias de Espanha. O desmembrar do império prosseguiria até 1898. Em 1852, em Portugal, verificava-se a promulgação do Ato Adicional à Carta Constitucional, que pôs termo à divisão entre Cartistas e Setembristas.Em 1865, em Londres, William Booth fundava o Exército de Salvação. Em 1932, tomava posse o primeiro Governo chefiado por Oliveira Salazar. Em 1945, na II Guerra Mundial, o general norte-americano Douglas MacArthur anunciava a libertação das Filipinas. Em 1975, o arquipélago de Cabo Verde ascendia à independência, depois de 500 anos de domínio português.

Em 1978, era publicada a primeira Lei Orgânica do Ministério Público (Lei 39/78), que estabelecia o estatuto de autonomia da magistratura, no âmbito da Constituição de 1976.

Em 1979, era assinado o acordo entre o PPD-PSD de Francisco Sá Carneiro, o CDS de Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa, e o PPM de Gonçalo Ribeiro Telles, para a constituição da AD, Aliança Democrática. Na mesma data saía o primeiro número do "Jornal 1X2", publicação técnica e especializada, com informação muito específica: estatísticas, comportamentos de números, dados de saída de algarismos, prognósticos de resultados e listas de números premiados. Era usado por quem apostava nos jogos sociais como forma de ter maior probabilidade de sucesso.Em 1983, era criada a Reserva Ecológica Nacional (REN). Em 1985, tropas da Guiné-Conacri, leais ao governo, abortavam a tentativa de golpe liderada por Diarra Traore, antigo primeiro-ministro. Em 1986, a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, reabria ao público, depois de dois anos e meio de obras de recuperação. Em 1987, o presidente Hosni Mubarak, do Egito, era nomeado para um segundo mandato de seis anos.Em 1991, o Banco de Crédito Comercial Internacional (BCCI) suspendia atividades em 69 países, pela descoberta de fraudes em grande escala. Na mesma data, o ANC, Congresso Nacional Africano, trocava Oliver Tambo por Nelson Mandela, na presidência do movimento. Mandela tinha 73 anos. Dois anos depois partilharia o Prémio Nobel da Paz com o então presidente sul-africano Fredrik de Klerk e, em 1994, ascenderia à Presidência do país.Em 1993, morria Maria Teresa de Noronha, 75 anos, voz que levara o fado aos salões da nobreza. Em 1994, Yasser Arafat regressava à Cisjordânia após 27 anos de exílio, dando posse ao governo na cidade de Jericó, capital do território autónomo palestiniano.Em 2000, a moção de censura ao governo de António Guterres, apresentada pelo PP, era rejeitada no Parlamento. Na mesma data, morria o engenheiro português Edgar Cardoso, 87 anos, autor de projetos como a Ponte da Arrábida e o Viaduto de Entrecampos, em Lisboa.Em 2003, a portuguesa OGMA e a brasileira Embraer ganhavam o contrato, avaliado em oito milhões de euros, para a manutenção dos aviões ERJ-145 da Força Aérea Belga. No mesmo dia, morriam 20 pessoas, num atentado à bomba num concerto rock, em Moscovo. Em 2004, o primeiro-ministro Durão Barroso apresentava a demissão, para assumir a candidatura à Presidência da Comissão Europeia. No mesmo dia, o escritor Urbano Tavares Rodrigues recebia o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco.

Em 2005, era apresentado o programa de investimentos prioritários para o relançamento da economia. E a administração da Fundação Calouste Gulbenkian decidia dissolver, de imediato, a companhia de dança Ballet Gulbenkian, anulando a Temporada 2005-06 anunciada.

Em 2006, a Lei da Paridade era aprovada na Assembleia da República, com alterações propostas pelo PS, após o veto presidencial. A Coreia do Norte lançava sete mísseis, um dos quais de longo alcance. E a seleção portuguesa de futebol perdia perante a francesa, nas meias-finais do Mundial da Alemanha.

Em 2007, o decreto-lei que previa a atribuição de apoios financeiros estatais aos idosos mais carenciados para a compra de medicamentos, óculos, lentes e próteses dentárias removíveis era publicado em Diário da República. O antigo major hutu do exército ruandês Bernard Ntuyahaga era condenado a 20 anos de prisão por um tribunal da Bélgica pelo assassínio de dez soldados belgas da Missão das Nações Unidas no Ruanda, Minuar, a 6 de abril de 1994. Morria a soprano francesa Régine Crespin, aos 80 anos.

Em 2008, a norte-americana Venus Williams vencia pela quinta vez o torneio de Wimbledon, em Londres, terceira prova do Grand Slam, ao derrotar a sua irmã Serena na final.

Em 2011, Christine Lagarde assumia a direção do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Conselho de Ministros aprovava um decreto-lei que punha fim aos direitos especiais do Estado enquanto acionista na EDP -- Energias de Portugal, S.A, na Galp Energia, SGPS, S.A. e na Portugal Telecom, SGPS, S.A. Na mesma data a Agência de notação Moody's cortava em quatro níveis o 'rating' de Portugal de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de 'lixo' (junk).

Em 2012, era inaugurada a torre Shard, em Londres, o mais alto arranha-céus da UE. Renzo Piano é o arquiteto deste obelisco de vidro a que se chama "cidade vertical". Morria, com 68 anos, Gerrit Komrrij, considerado o grande poeta holandês. Vivia em Portugal há 30 anos.

Em 2013, o Vaticano publicava a primeira encíclica escrita por dois papas, na qual Francisco e Bento XVI afirmam que a fé serve o "bem comum" e reiteravam a firme oposição ao casamento homossexual.

Em 2014, morria Ignacio García Valiño, escritor espanhol nascido em Saragoça. Tinha 46 anos.

Em 2016, morria, com 83 anos, Nuno Rocha, fundador do jornal 'Tempo'.

Em 2017, era feita a primeira chamada telefónica entre as ilhas Selvagem Grande e Selvagem Pequena, nas Selvagens, no arquipélago da Madeira, seis séculos depois de descobertas. Morria, aos 81 anos, em Roma, Joaquín Navarro-Valls, jornalista espanhol que foi porta-voz do Vaticano durante o pontificado do papa João Paulo II.

Lusa/Fim.