Este dia é dedicado a Santa Eulália de Barcelona, mártir, e a Santo António Cauleas, patriarca.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 15, às 21:05.

O sol nasce às 07:31 e o ocaso regista-se às 18:11.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 01:05 e 13:31, a baixa-mar às 07:10 e 19:21.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o 16.º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, o naturalista britânico Charles Darwin (ambos em 1809) e o ator norte-americano Lorne Greene (1915).

Nesta data, em 1804, morria o filósofo Immanuel Kant. Em 1818, era proclamada a independência do Chile. Em 1877, Alexander Graham Bell fazia a primeira apresentação pública do seu mais recente invento, o telefone. Em 1931, começava a publicar-se, na clandestinidade, o órgão oficial do Partido Comunista Português, o Avante.

Em 1953, a URSS rompia relações com Israel. Em 1974, o escritor Alexander Soljenitsine era preso em Moscovo. Em 1981, Portugal era aceite, por unanimidade, membro de pleno direito do Eurocontrol, Organização Europeia para a Segurança na Navegação. No mesmo dia, começava a publicar-se o trissemanário desportivo Gazeta dos Desportos.

Em 1984 morria o escritor Julio Cortázar, 69 anos, nascido na Bélgica, com nacionalidade argentina, mas naturalizado francês. Em 1985, falecia o cineasta norte-americano Henry Hathaway, 86 anos. Em 1986, o Reino Unido e a França assinavam, em Cantuária, o tratado que previa a construção do túnel sob a Mancha. Em 1988, morriam o fadista Fernando Farinha, 59 anos, "O Miúdo da Bica", e o Conde de Aguilar, nome artístico do ilusionista Saul Fernandes de Aguilar, 79 anos.

Em 1990, cientistas da Universidade de Yale, EUA, identificavam um fóssil com 120 milhões de anos, a flor mais antiga do mundo. Em 1995, o XIII Congresso do CDS-PP reforçava a liderança de Manuel Monteiro. Em 2000, 0 presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, iniciava uma visita de dois dias a Timor.

Em 2001, cientistas divulgavam, em Washington, Paris, Londres, Berlim e Tóquio, uma sequência de 95 por cento do genoma humano. Em 2002, morria o antigo futebolista português José Travassos, um dos cinco violinos do Sporting. Na mesma data, começava a ser julgado Slobodan Milosevic, ex-presidente jugoslavo. Em 2003, mais de seis mil elementos das polícias portuguesas manifestavam-se em Lisboa, "em defesa das reivindicações da classe".

Em 2004, cientistas sul-coreanos apresentavam os ensaios sobre a obtenção, pela primeira vez, de células estaminais de um embrião humano, por clonagem. A investigação viria a verificar-se falsa, cerca de dois anos mais tarde.

Em 2005, os prémios da British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) distinguiam os filmes "O Aviador", do norte-americano Martin Scorsese, e "Vera Drake", do britânico Mike Leigh.

Em 2006, Pedro Pires era reeleito presidente de Cabo Verde, com 50,84 por cento dos votos. E o líder iraquiano Ibrahim Jafari era nomeado chefe do governo pelos xiitas conservadores, maioritários no parlamento saído das eleições de dezembro.

Em 2007, Portugal continental era abalado por um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter, sem provocar danos pessoais ou materiais. O ex-vice-presidente iraquiano Taha Yassine Ramadan era condenado à morte pelo Alto Tribunal Penal iraquiano, por crimes contra a humanidade. Morria Peggy Gilbert, 102 anos, saxofonista de jazz norte-americana. Morria o Monsenhor Ferreira de Melo, 82 anos, antigo diretor do Secretariado-Geral do Episcopado Português.

Em 2008, a antiga presidente do Instituto de Reinserção Social Maria Clara Albino tomava posse como diretora geral dos Serviços Prisionais. A primeira base de dados de perfis de ADN para fins de identificação civil e de investigação criminal passa a poder ser criada em Portugal a partir do mês de março, conforme o diploma publicado em Diário da República. O cineasta norte-americano Steven Spielberg renunciava à participação artística nos Jogos Olímpicos de Pequim, acusando a China de não fazer pressão suficiente sobre o aliado Sudão para que termine a violência no Darfour. Uma Bota de Ouro de Eusébio e uma camisola, bola e botas de Cosme Damião, fundador e futebolista do Benfica, integravam a exposição sobre o clube, inaugurada no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Em 2010, entrava em funcionamento a Base de Dados de Perfis de ADN para fins de investigação criminal e identificação civil.

Em 2011, a atriz norte-americana Betty Garrett, estrela da Broadway que contracenou com Frank Sinatra em dois musicais, morria aos 91 anos. Em 2012, a Zâmbia conquistava pela primeira vez na sua história a Taça das Nações Africanas de futebol (CAN), ao vencer na final a Costa do Marfim por 8-7, no desempate por grandes penalidades, em Libreville. Na mesma data morriam aos 48 anos, Whitney Houston, atriz e cantora que era encontrada morta no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, Los Angeles, nos Estados Unidos e David Kelly, ator irlandês, conhecido pelo seu papel no filme de Tim Burton "Charlie e a Fábrica de Chocolate". Tinha 82 anos.

Em 2015, morria, aos 101 anos, Tomie Ohtake, artista plástica brasileira, de origem japonesa.

Em 2017, o produtor André Allen Anjos vencia Grammy de Melhor Gravação Remisturada e era o primeiro português a ser distinguido com um destes prémios norte-americanos de música. Morria, aos 76 anos, Al Jarreau, cantor de jazz norte-americano e vencedor de sete prémios Grammy, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Morria Sam Arday, aos 71 anos, em Acra, Gana, treinador de futebol ganês e primeiro selecionador africano a conquistar uma medalha olímpica no futebol.

Lusa/Fim.