O sol nasce às 07:54 e o ocaso regista-se às 17:37.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 00:44 e 13:06 e a baixa-mar às 06:42 e 18:59.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Capricórnio, destacando-se o Infante D. João, filho de D. João I (1400), que manifestou as suas reservas em relação à guerra de Marrocos e defendia que a conversão dos infiéis deveria ser obtida pelo apostolado e não pela força.Nesta data, em 1559, era coroada Isabel I de Inglaterra. Em 1759, eram executados em Lisboa os Marqueses de Távora e o Duque de Aveiro. Em 1839, era criada a Universidade Politécnica do Porto, uma iniciativa de Passos Manuel.Em 1893, nascia o Partido Trabalhista Independente britânico. Em 1898, o escritor francês Émile Zola escrevia ao presidente de França a célebre carta "J'Acuse", sobre o processo Dreyfus. Em 1941, morria o escritor irlandês James Joyce, autor de "Ulisses".Em 1984, os representantes de nove repúblicas de Coimbra decidiam, por unanimidade, criar o Conselho das Repúblicas, órgão representativo das casas tradicionais dos estudantes da academia. Em 1986, Francisco Pinto Balsemão demitia-se do Parlamento Europeu e o líder radical palestiniano Abu Nidal reivindicava a autoria dos atentados de dezembro nos aeroportos de Roma e Viena.

Em 1988 o FC Porto vence pela primeira vez a Supertaça Europeia ao ganhar a final ao Ajax por 2-0 no total das 2 mãos.

Em 1990, tomava posse o governador da Virgínia, Douglas Wilder, 58 anos, o primeiro governador negro eleito nos EUA. Em 1991, Mário Soares era reeleito, à primeira volta, presidente da República Portuguesa, com 70,4 por cento dos votos. Em Cabo Verde, o MdP vencia as primeiras eleições multipartidárias.Em 1997, Diana de Gales visitava Angola, como embaixadora da Cruz Vermelha Internacional, na campanha contra o uso de minas antipessoais. Em 2002, morria o comandante Gomes Mota, 69 anos, militar ligado ao 25 de Abril, ex-presidente da TAP e diretor das campanhas presidenciais de Mário Soares em 1986 e 1991. Na mesma data morria o marinheiro, Gregório Fuentes, 104 anos, comandante do iate El Pilar do escritor norte-americano Ernest Hemingway, figura que inspirou o protagonista de "O Velho e o Mar" do prémio Nobel da Literatura (1954).Em 2004, regressava a Lisboa, 300 anos depois da sua apresentação, a ópera "Montezuma", do compositor napolitano Francisco Majo, pela orquestra Cappella della Pietá dei Turchini, dirigida pelo maestro Antonio Florio.Em 2005, o Tribunal de Contas alertava para o "decréscimo significativo e continuado" do saldo global da Segurança Social. E o primeiro-ministro espanhol José Luís Rodriguez Zapatero recusava o pedido do "lendakari" Juan Ibarretxe, para negociar a proposta de soberania aprovada pelo Parlamento basco.

Em 2006, começava o caso Envelope 9, com a notícia do jornal 24 Horas sobre a inclusão, no processo Casa Pia, dos registos de chamadas telefónicas de titulares de órgãos de soberania.

No mesmo dia, o Tribunal Europeu de Justiça condenava o Estado português por não ter transporto a lei comunitária de proteção da água. E o Irão ameaçava suspender a cooperação com a AIEA se o programa nuclear fosse levado ao Conselho de Segurança da ONU.Em 2007, morriam Michael Brecker, 57 anos, saxofonista de jazz norte-americano, vencedor de 11 Grammys; e Ray Gute Mertin, 64 anos, agente literária alemã, principal divulgadora da literatura portuguesa na Alemanha, onde lançou José Saramago, António Lobo Antunes, Mário Cláudio, Lídia Jorge e José Cardoso Pires, entre outros.

Em 2008, cerca de 2.500 habitantes numa freguesia de Évora ficavam sem gás canalizado devido a um corte no abastecimento por precaução, após duas explosões em quatro dias, que provocaram um ferido grave, que as autoridades atribuíram a uma eventual fuga através dos esgotos. Morria o tenor Sergueï Larine, que atuou em algumas das mais importantes salas de espetáculo mundiais, do La Scala de Milão à Metropolitan Opera de Nova Iorque, em Bratislava, aos 51 anos, informou a Ópera de Paris.

Em 2009, José de Oliveira Costa é ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Caso BPN. O Cardeal Patriarca de Lisboa advertia as jovens portuguesas sobre o "monte de sarilhos" resultantes do casamento com muçulmanos, numa comunicação na Figueira da Foz. Morria Mansour Rahbani, músico e compositor libanês, 83 anos; e Arne Naess, filósofo e ecologista norueguês, fundador da corrente conhecida como "Ecologia profunda", 96 anos.

Em 2011, era oficializada a criação do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN).

Em 2012, morria Miljan Miljanic, antigo treinador de futebol do Real Madrid e da antiga seleção da Jugoslávia. Tinha 81 anos. Morria, aos 101 anos, Curt Meyer-Clason, escritor e tradutor, responsável pela tradução de numerosas obras-primas da literatura portuguesa e latino-americana para alemão.

Em 2013, a Assembleia da República aprova o novo Código de Processo Penal.

Em 2014, morria Miguel Lencastre, padre impulsionador em Portugal do movimento apostólico de Schoenstatt, Tinha 84 anos.

Em 2016, Alan Rickman, ator britânico de cinema, teatro e televisão, morria aos 69 anos.

Lusa/Fim.