O Sol nasce às 06:23 e o ocaso regista-se às 21:01.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:58 e 17:19, a baixa-mar, às 10:43 e 23:15.

Caranguejo é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o Cardeal Mazarino, estadista francês (1602), a sufragista britânica Emmeline Pankhurst (1857), o artista austríaco Gustav Klimt (1862), arqueóloga britânica Gertrude Bell (1867), o romancista norte-americano Irving Stone (1903), o escritor norte-americano de origem polaca Isaac Bashevis Singer (1904), o ator inglês Terry Thomas (1911), o músico norte-americano Woody Guthrie (1912), o antigo presidente norte-americano Gerald Ford (1913), o cineasta sueco Ingamar Bergman (1918), o ator norte-americano Harry Dean Stanton (1926), o responsável pela política externa da União Europeia Javier Solana (1942), a herdeira do trono da Suécia Victoria (1977).Nesta data, em 1789, os cidadãos parisienses revoltavam-se e tomavam a prisão da Bastilha, libertando os prisioneiros. A Revolução Francesa tomava forma. No ano seguinte, o rei Luís XVI aceitava a Constituição. Em 1897, em Portugal, começavam as ligações ferroviárias entre as estações do Juncal e da Régua.Em 1901, o cirurgião Egas Moniz, que seria Prémio Nobel da Medicina em 1949, concluía o doutoramento. Em 1933, eram ilegalizados todos os partidos políticos na Alemanha, à exceção do nacional-socialista nazi, no poder. Em 1966, começavam os III Jogos Luso-brasileiros, no estádio José Alvalade, em Lisboa. Em 1969, tinha início a chamada "Guerra do futebol", entre El salvador e as Honduras. Após três jogos de qualificação para o Mundial de 1970, com violência crescente entre os adeptos, El Salvador cortava relações com o país vizinho.

Em 1976, o general Ramalho Eanes prestava juramento como presidente da República Portuguesa, o primeiro eleito por sufrágio direto e universal.Em 1978, Anatoly Scharansky, dirigente do movimento de emigração dos judeus na URSS, era condenado a 13 anos de trabalhos forçados por espionagem e agitação antissoviética. Em 1985, o cantor Bob Geldof, organizador do Live Aid, revelava, em Londres, uma receita de 50 milhões de dólares, com o megaconcerto da véspera.Em 1988, Christopher Lee Marshall, aviador norte-americano de 11 anos, chegava ao aeroporto parisiense de Le Bourget, procedente de S.Diego, Califórnia. Era o mais jovem piloto a concluir a travessia aérea do Atlântico. Em 1991, um despiste no circuito de Vila Real, provocava quatro mortos e cinco feridos. Em 1993, morria o cantor, compositor e poeta francês Leo Ferré, 77 anos.Em 1995, Ramos Horta, representante do Conselho Nacional da Resistência Maubere, recebia, em Lisboa, o prémio Ativista Internacional, atribuído pela Fundação Gleitsman. Em 1996, morria o historiador e escritor Jena Rodolphe, 95 anos. Em 2002, o presidente francês, Jacques Chirac, era alvo de umatentativa de homicídio durante o desfile do 14 de julho, em Paris.Em 2003, investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, sob a direção de Manuel Sobrinho Simões, anunciavam a descoberta de um método de identificação e tratamento precoce do cancro do estômago. No mesmo dia, morria Compay Segundo, 95 anos, pianista e compositor, lenda da música cubana.

Em 2004, Pedro Santana Lopes, primeiro-ministro indigitado, anunciava os titulares das pastas dos Negócios Estrangeiros e das Finanças, no XVI Governo Constitucional. No mesmo dia, morria Germano Figueiredo, futebolista que integrara as equipas do Benfica e do Atlético, um dos Magriços da Seleção ao Campeonato do Mundo de 1966.

Em 2005, era reposta a autonomia administrativa e financeira dos laboratórios do Estado, para o relançamento da atividade científica em Portugal. Em Londres, a responsabilidade dos ataques bombistas era atribuída à Al-Qaida pelo Governo britânico.Em 2006, a crise no Médio Oriente elevava o preço do petróleo ao um novo máximo histórico, superior a 78 dólares por barril. No mesmo dia, começava o julgamento de sete sérvios bósnios acusados do massacre de Srebrenica, no Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia. E o processo sobre a corrupção no futebol italiano impunham a descida do Juventus, da Fiorentina e da Lazio à Série B e o impedimento de o AC Milan participar nas taças europeias. Os quatro clubes recorreram da sentença.

Em 2007, a Rússia suspende a participação no Tratado sobre Forças Convencionais na Europa. "Capitalism: Child Labor" e "Nymph", realizados por Ken Jacobs, Erick Nelson e Flo Jacobs, venciam o Grande Prémio do Festival de Curtas-Metragens de Vila do Conde. Morria o ex-presidente da Câmara de Pombal Meneses Falcão, vítima de doença prolongada, com 84 anos de idade. Foi presidente da Câmara antes do 25 de Abril e chegou a ser presidente da Assembleia Municipal, eleito nas listas do CDS e depois do PSD.

Em 2010, morria Charles Mackerras, 84 anos, maestro australiano que dirigiu a orquestra da BBC, a English National Opera e a Sinfónica de Sidney, pioneiro na modernização da interpretação das épocas barroca e clássica, intérprete privilegiado de Mozart e Beethoven, nas últimas cinco décadas, divulgador dos compositores checos como Dvorak ou Janacek.

Em 2013, morria, com 67 anos, Dennis Burkley, ator norte-americano, de ataque cardíaco.

Em 2014, morria Manuel Jacinto Nunes, antigo ministro das Finanças e antigo dirigente do Banco de Portugal, em Lisboa, vítima de doença prolongada. Tinha 88 anos.

Em 2017, morria, aos 95 anos, em Paris, Anne Golon, escritora francesa conhecida pela personagem Angélique, que deu nome a uma série literária.

Lusa/Fim.