O Sol nasce às 06:25 e o ocaso regista-se às 21:00.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 06:34 e 18:54, a baixa-mar, às 00:03 e 12:17.

Caranguejo é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se a defensora britânica dos direitos das mulheres Emmeline Pankhurst (1858), a escritora inglesa Anita Brookner (1928), o compositor britânico Geoffrey Burgon (1941), autor da banda sonora de "Reviver o Passado em Briedeshead", o violinista Pinchas Zuckerman (1948) e o compositor inglês James MacMillan (1959).Em 1054, era oficializada a rutura entre a Igreja romana e a ortodoxa, com a excomunhão do patriarca de Constantinopla. Em 1394, o rei Carlos VI, o Louco, ordenava a expulsão dos judeus de França. Em 1547, era instituído o Tribunal da Inquisição, em Portugal, pelo papa Paulo III, a pedido do monarca português João III. Em 1644, em Inglaterra, forças parlamentares tomavam a cidade de York.

Em 1918, o Czar da Rússia, Nicolau II, e toda a família eram executados. Em 1941, as forças alemãs rompiam a chamada Linha Estaline, na URSS, e tomavam a cidade de Smolensk. Ainda durante a II Guerra Mundial, exatamente um ano depois, em Paris, as forças nazis de ocupação, comandadas pelas SS, prendiam 13 mil judeus, entre os quais quatro mil crianças, com a ajuda da polícia local. Concentrados no Velódromo de Inverno, os prisioneiros seriam enviados para campos de extermínio como Auschwitz. Poucos regressariam.Em 1945, no deserto do Novo México, nos EUA, rebentava a primeira bomba atómica experimental. O facto viria a marcar o início da era atómica. Em 1949, chineses nacionalistas organizavam o Conselho Supremo, presidido por Chaing Kai-Shek, começando a deslocar forças militares para a Formosa (Taiwan).Em 1951, era lançada a primeira edição de "Uma Agulha no Palheiro" ("The Catcher in the Rye"), de J. D. Salinger, obra que se transformaria numa referência da literatura norte-americana contemporânea. Em 1969, começava a missão espacial da NASA Apollo XI. Lançada de Cabo Canaveral, na Florida, tinha por objetivo colocar o primeiro homem na lua.

Em 1985, morria o escritor alemão Heinrich Böll, 67 anos. Prémio Nobel da Literatura em 1972, autor de "Retrato de Grupo com Senhora" e de "A Honra Perdida de Katharina Blum". Em 1986, na Casa da Imprensa, em Lisboa, era lançado o livro "Grandes Repórteres Portugueses da Primeira República". Em 1991, na declaração política adotada na Cimeira de Londres, os sete países mais ricos (G7) confirmavam o apoio à Perestroika de Mikhail Gorbatchov.

Em 1992, a Assembleia da República aprovava nova Lei da Greve. Em 1999, a missão das Nações Unidas em Timor-Leste começava o recenseamento eleitoral dos timorenses. Em 2001, o belga Jacques Rogge, 59 anos, cirurgião e antigo atleta, era eleito presidente do Comité Olímpico Internacional.

Em 2002, as autoridades municipais de Nova Iorque revelavam seis propostas para a reconstrução do World Trade Center. Em 2003, ocorria um Golpe de Estado em São Tomé e Príncipe. E morria a cantora cubana Célia Cruz, a "rainha da salsa", aos 77 anos. Em 2004, Pedro Santana Lopes concluía a composição do XVI Governo Constitucional.

Em 2005, havia uma tentativa de levantamento militar na Guiné-Bissau. A OMS lançava o alerta internacional da chamada gripe das aves. E era feito o lançamento mundial da sexta aventura de Harry Potter, "Harry Potter and the Half-blood Prince", de J. K. Rowlling.

Em 2006, Israel bombardeava o aeroporto de Beirute e destruía as instalações da televisão do Hezbollah, na capital libanesa. "Rapace", de João Nicolau, vencia o festival de curtas-metragens de Vila do Conde. No mesmo dia, morria Cipriano Martins, 66 anos, advogado, antigo deputado do PSD e ex-governador civil de Coimbra.

Em 2007, começavam a funcionar em Lisboa 21 radares de controlo da velocidade. Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter causava 10 mortos e mais de 1.000 feridos na região de Niigata, Norte do Japão, e um incêndio com fuga radioativa na central nuclear de Kashiwazaki-Kariwa.

Em 2008, era aprovado em Conselho de Ministros o Fundo da Língua Portuguesa, o qual vai ter um montante inicial de 30 milhões de euros, e estará aberto à participação e contribuição de todos os países. A Câmara de Lisboa aprovava em reunião do executivo municipal a cedência da Casa dos Bicos para a instalação da Fundação José Saramago, que acolherá a biblioteca do autor prémio Nobel da Literatura. O treinador Carlos Queiroz era apresentado oficialmente como o novo selecionador nacional de futebol.

Em 2012, morria Jon Lord, músico de rock britânico, antigo teclista da banda Deep Purple, aos 71 anos.

Em 2017, morria, aos 77 anos, George Romero, realizador norte-americano e pioneiro do cinema de terror do género "zombie".

Lusa/Fim.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.