660 a.C. - Data provável da fundação do Império do Japão.

1650 -- Morre, com 54 anos, o filósofo e matemático francês René Descartes, autor de "O Discurso do Método".

1847 - Nasce o inventor norte-americano Thomas Alva Edison.

1865 - É fundada a Cruz Vermelha Portuguesa, na sequência da adesão de Portugal à primeira Convenção de Genebra, no ano anterior.

1873 - Amadeu de Sabóia abdica da coroa espanhola. Nasce a I República.

1879 - O Governo português abre concurso para o porto de Leixões.

1888 -- Inauguração do Teatro Avenida, em Lisboa, com a comédia "De Herodes para Pilatos". É destruído por um incêndio, em 1967, quando apresentava "Feliz Aniversário", de Harold Pinter.

1890 - Comício republicano na Rua da Palma, em Lisboa, seguido de manifestação, impedida pela Guarda Municipal, junto aos Cafés Suíço e Martinho.

1897 -- São atribuídos os alvarás da Associação Industrial Portuguesa e da Associação Comercial de Lisboa.

1921 - Encerram as fábricas de azeite do Algarve pela má produção de azeitona.

1929 - O Estado do Vaticano é estabelecido pelo Tratado de Latrão.

1930 - Manuel Gonçalves Cerejeira passa a Cardeal Patriarca de Lisboa.

1944 -- Morre, com 82 anos, Henrique de Paiva Couceiro, combatente de África, antigo governador ultramarino.

1945 -- II Guerra Mundial. É assinado o acordo de Yalta entre as potências aliadas.

1956 - A população de Malta é favorável à integração no Reino Unido, em referendo.

1963 - Os EUA reconhecem o governo do Iraque.

1968 - Tropas Vietcong executam 300 civis, no Vietname do Sul, durante a batalha de Hué.

1975 - O Partido Conservador britânico elege, pela primeira vez, uma mulher, Margaret Thatcher, para a liderança.

1979 - Cai a monarquia pró-ocidental no Irão, liderada por Reza Palevi. É proclamada a República Islâmica.

1983 - Temperaturas muito baixas provocam queda de neve em Évora, Leiria, Coimbra e Viseu.

1984 - Sai, em Diário da República, o diploma que reabre o setor bancário português à iniciativa privada.

1987 - A Presidente das Filipinas Corazón Aquino promulga a Constituição.

1989 - Pela primeira vez, é concedido um bispado a uma mulher, a norte-americana Barbara Harris, da Igreja Protestante de Filadélfia.

1990 - É libertado Nelson Mandela, dirigente histórico do ANC, Congresso Nacional Africano, preso durante 27 anos na prisão de Victor Verster, Cidade do Cabo.

1993 - Portugal obtém autorização para a abertura do consulado de Goa.

2000 - Morre o cineasta francês Roger Vadin. Tinha 72 anos.

2001 -- Morre, com 77 anos, o matador de toiros Diamantino Vizeu.

2004 - A obra "O Vento Assobiando nas Gruas", de Lídia Jorge, vence o I Prémio Correntes d'Escritas.

2005 - A Autoridade da Concorrência aprova a aquisição de 49 por cento da SIC pela Impresa. A "holding" passa a deter a totalidade do capital.

2006 - Os ministros do G8 apoiam a decisão do Fundo Monetário Internacional sobre o perdão da dívida aos 19 países mais pobres.

- Manifestações pacíficas nas capitais europeias contra a publicação das caricaturas de Maomé. A Dinamarca encerra as embaixadas no Líbano, Síria, Irão e Indonésia.

2007 - O "Sim" vence o referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, com 59,25 por cento dos votos, contra 40,75 por cento do Não. Abstenção atinge os 56,39 por cento.

- É inaugurado em Macau o casino Grand Lisboa.

- Morre, com 79 anos, Marianne Fredriksson, escritora sueca, autora de "As Visões de Simão", "Querida Filha" e "As Filhas de Hanna".

- Morre José António Arsénio, antigo dirigente do Sporting. Tinha 91 anos.

2009 - Zimbabué. O líder do Movimento para a Mudança Democrática, Morgan Tsvangirai, é investido primeiro-ministro, cinco meses depois da assinatura do acordo de partilha de poder com Robert Mugabe.

- Morre Paulo Carlos de Medina, antigo combatente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e ex-Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau. Tinha 72 anos.

2010 - Um par de sapatos gigantes, feitos de panelas portuguesas de aço inoxidável, numa escultura com o título "Marilyn", da artista plástica Joana Vasconcelos, é arrematado em leilão, em Londres, por 573,964 mil euros, mais do que triplicando a estimativa.

- O Orçamento do Estado para 2010 é aprovado na generalidade, na Assembleia da República, com os votos favoráveis do PS, abstenção do PSD e CDS-PP, e votos contra de BE, PCP e Verdes.

2011 - Após 18 dias consecutivos de contestação, o Presidente egípcio, Hosni Mubarak, renuncia ao cargo. A onda de contestação fez pelo menos 300 mortos, segundo balanços da ONU e da organização não-governamental de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, e vários milhares de feridos.

2013 - O Papa Bento XVI anuncia a resignação a partir dia 28 de fevereiro num discurso em latim durante um consistório no Vaticano.

- O Ministério Público acusa João Rendeiro, Fezas Vital e António Paulo Guichard, ex-administradores do Banco Privado Português (BPP), por um crime de burla qualificada, em coautoria.

2014 -- Pequim e Taipei concordam num diálogo entre os governos. O primeiro desde 1949.

- Morre Louise Brough, antiga tenista norte-americana vencedora do torneio de Wimbledon por quatro vezes, aos 90 anos.

2015 - Mais de 300 imigrantes, oriundos principalmente da costa da Líbia, morrem no naufrágio de quatro embarcações sobrelotadas no Mediterrâneo. A Amnistia Internacional acusa União Europeia de "esconder a cabeça na areia" em relação à imigração.

- O ex-comandante do navio de cruzeiro italiano 'Costa Concordia' Francesco Schettino é condenado a 16 anos de prisão no julgamento em que estava acusado de homicídio múltiplo e abandono de navio.

2016 - Rui Reis, cientista e vice-reitor da Universidade do Minho, é o primeiro português eleito para a Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos.

- Morre Juan Martin Mujica, ex-futebolista e treinador uruguaio, duas vezes vencedor da Taça Intercontinental de futebol pelo Nacional de Montevideu, aos 72 anos.

- Graham More, antigo futebolista galês que integrou o Cardiff City, Chelsea e Manchester United, morre aos 74 anos.

2017 - O filme de animação português "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, vence o prémio de Melhor Filme Documentário do Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, em França.

- Morre, aos 69 anos, Jiro Taniguchi, autor japonês de banda desenhada, com trabalhos como "Terra de Sonhos" e "O diário do meu pai", em Tóquio, no Japão.

- Morre, aos 73 anos, em Amesterdão, Piet Keizer, antigo futebolista holandês que formou dupla com Johan Cruyff no ataque do Ajax de Amesterdão na década de 1970.

=========================.

Este é o quadragésimo segundo dia do ano. Faltam 323 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Penso, logo existo". René Descartes (1596-1650), filósofo e matemático francês.

Lusa/Fim.