1374 -- Morre, com 69 anos, o poeta e humanista italiano Francisco Petrarca, autor de "Triunfos", "Do Lazer Religioso" e "Da Vida Solitária".1536 -- Henrique VIII anula a autoridade do Papa no domínio britânico e assume a liderança da Igreja de Inglaterra.1697 -- Morre, aos 89 anos, o padre António Vieira, missionário jesuíta português, diplomata, visionário, autor de "A Chave dos Profetas", célebre pelos sermões antidogmáticos.

1817 -- Morre a escritora inglesa Jane Austen, autora de romances como "orgulho e Preconceito" e "Sensibilidade e Bom Senso". Tinha 41 anos.

1870 -- O Concílio Vaticano I define o dogma da infalibilidade papal.1872 -- Introdução do voto secreto nas eleições britânicas.

1886 -- Morre o poeta Cesário Verde, aos 31 anos.

1900 -- Nasce a escritora e filósofa francesa de origem russa Nathalie Sarraute, pseudónimo de Nathalie Tcherniak, autora de "A Era da Suspeita".

1918 - Nasce Nelson Mandela, descendente do chefe da tribo Thembu da África do Sul, advogado, dirigente do Congresso Nacional Africano, eleito presidente do país em 1994.

1925 -- Publicação de "Mein Kampf", de Adolfo Hitler.

1936 - Guerra Civil em Espanha. O general Francisco Franco comanda a sublevação em Ceuta, um dia depois da insurreição de Melilla, contra o governo republicano. Juntam-se as forças das Ilhas Canárias.

1961 -- Guerra Colonial. Começa a operação de cerco a Nambuangongo, Angola, ocupada pelas forças da UPA, desde fevereiro.

- Cimeira Europeia de Bad-Godesberg, Alemanha, na qual os seis países da CEE se declaram favoráveis a uma futura "união dos Estados membros".

1966 -- A África do Sul insiste na soberania da Namíbia, no Sudoeste Africano, contrariando as decisões do Tribunal Internacional.1973 -- Começa o II Congresso do PAIGC, na Guiné-Bissau. Aristides Pereira é eleito secretário-geral e a Assembleia Nacional Popular é convocada para proclamar a independência.

- Caso Watergate. O presidente dos EUA Richard Nixon põe fim ao sistema interno de gravações da Casa Branca, depois conhecida a sua existência, pelo Senado.

1974 - Toma posse o II Governo provisório, liderado pelo general Vasco Gonçalves.1984 -- Os governos britânico e argentino começam as negociações, dois anos após o cessar-fogo do conflito Falkland-Malvinas.1987 -- Morre, com 87 anos, o sociólogo e escritor brasileiro Gilberto Freyre, autor de "Casa Grande e Senzala".1988 - Morre o compositor português Joly Braga Santos, autor de "Mérope" e "Trilogia das Barcas". Tinha 64 anos.

1990 - O Iraque acusa o Kuwait de "roubar" petróleo iraquiano, desde 1980, e de ocupar parte do seu território, reclamando o reembolso de 2,4 mil milhões de dólares.1991 - Realiza-se, em Guadalajara, México, a I Cimeira Ibero-americana dos 19 países latino-americanos.

1992 -- José Eduardo dos Santos marca as primeiras eleições de Angola para 29 e 30 de Setembro.1993 -- Morre, aos 93 anos, o cineasta Jean Negulesco, realizador de "Humoresque" e "Como Casar com Um Milionário".

2000 -- Cimeira da CPLP, em Maputo, reclama o perdão da dívida aos países africanos.2002 -- Aprovação do anteprojeto de Lei do novo Código do Trabalho.2003 - Aparece morto o perito inglês David Kelly, funcionário do Governo britânico, que terá confirmado à BBC ter sido exagerada a ameaça iraquiana no relatório de Tony Blair, sobre a alegada existência armas de destruição maciça, no Iraque.

2004 -- Morre, com 73 anos, José Viana Baptista, gestor, ex-ministro das Obras Públicas, antigo presidente do Instituto de Investimento Estrangeiro.

2005 -- Morre William Westmoreland, general norte-americano, antigo comandante das forças dos EUA na guerra no Vietname. Tinha 91 anos.

2006 - É assinado o acordo de cessar-fogo entre as Forças Armadas Angolanas e o Fórum de Cabinda para o Diálogo.

- Morre, aos 73 anos, Raul Cortez, ator brasileiro.

2007 - É aprovado na especialidade o novo regime jurídico das instituições de Ensino Superior.

- Um tribunal especial indiano condena à morte três pessoas pela participação nos atentados de 1993 em Bombaim (oeste), que causaram 257 mortos.

- A maior central nuclear do Japão, em Kashiwazaki, é encerrada dois dias depois do violento sismo que abalou a região, originando um incêndio e fugas radioativas.

- O banco de investimento norte-americano Bear Stearns confirma que dois dos seus fundos perderam todos os investimentos devido às apostas feitas nas hipotecas de alto risco. O anúncio é o rastilho para aquela que vem a se conhecida como a maior crise financeira de sempre.

2008 - O novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas é aprovado, na Assembleia da República, pela maioria socialista, com as abstenções do PSD e do CDS-PP e os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e Verdes.

- Valentim Loureiro e mais 13 dos 24 arguidos são condenados no Tribunal de Gondomar no âmbito do processo "Apito Dourado", relacionado com alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem. Valentim Loureiro é condenado a três anos e dois meses de prisão, com pena suspensa por igual período, por abuso de poder e prevaricação, bem como perda de mandato na presidência da Câmara de Gondomar.

2011 - Sean Hoare, antigo jornalista do extinto jornalista do News of the World, é encontrado morto na sua casa. Hoare foi o primeiro a confirmar publicamente a prática de escutas ilegais no jornal, tendo sido despedido em 2005.

- Magnus Malan, o general que foi o último ministro da Defesa do regime do "apartheid" na África do Sul, morre aos 79 anos.

2012 - O ministro da Defesa da Síria é morto no atentado suicida que visou a sede da Segurança Nacional, em Damasco.

2013 -- Na Assembleia da República, a maioria PSD/CDS-PPchumba uma moção de censura apresentada pelo PEV, que merece o voto a favor de todos os partidos da oposição.

- O Tribunal Administrativo de Lisboa aceita a providência cautelar interposta por um grupo de cidadãos contra a decisão do Ministério da Saúde de encerrar a Maternidade Alfredo da Costa. O Ministério da Saúde recorre da decisão.

- Morre Mariana Diniz de Sousa, primeira bastonária da Ordem dos Enfermeiros. Tinha 84 anos.

2014 -- O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, afirma no Parlamento que as irregularidades nas contas de empresas do Grupo Espírito Santo só foram descobertas porque o regulador saiu da sua área restrita de supervisão e revela que os novos gestores do BES foram escolhidos pelos principais acionistas, sem intervenção do supervisor.

A ESI informa que se candidatou ao regime de gestão controlada no Luxemburgo por não estar "em condições de cumprir as suas obrigações", quanto ao pagamento das dívidas.

- Morre, com 73 anos, João Ubaldo Ribeiro, escritor brasileiro Prémio Camões 2008.

2016 - O milionário Donald Trump é nomeado oficialmente candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de 08 de novembro nos Estados Unidos.

2017 - Moçambique avisa os credores internacionais que vai falhar mais um pagamento da prestação sobre os 726,5 milhões de dólares que emitiu no ano passado, entrando mais uma vez em incumprimento financeiro ('default').

- Morre, aos 85 anos, em Paris, Max Gallo, escritor, historiador francês, autor de mais de uma centena de obras e porta-voz do Governo de François Mitterrand.

===============Este é o nonagésimo nono dia do ano. Faltam 166 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "O que escapa às palavras é o que as palavras devem dizer". Nathalie Sarraute (1900-99), escritora francesa.

Lusa/Fim.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.