Em comunicado, a organização do FMM Sines revela que a programação deste ano está fechada, com 59 concertos e iniciativas paralelas a acontecerem entre 19 e 28 de julho em Porto Covo e em Sines.

Nesta edição, o cartaz tenta dar ao público "a oportunidade de conhecer músicos com origem em geografias ou propostas estéticas que encontram menos espaço no circuito comercial da música ao vivo".

Os primeiros quatro dias de música (19 a 22 de julho) acontecem no largo Marquês de Pombal, em Porto Covo, e os seis dias restantes (23 a 28 de julho) passam-se no centro histórico da cidade de Sines. Dos 59 concertos programados, 22 são de entrada paga e os restantes 37 são de entrada livre.

De Portugal - e com várias ligações a África - estarão presentes, entre outros, Aldina Duarte, Fogo Fogo, Sara Tavares, Scúru Fitchádu e Bulimundo.

Com representação de cerca de 40 países e regiões, o FMM Sines acolherá também a pop alternativa libanesa de Yasmine Hamdan, o guitarrista maliano Vieux Farka Touré, a música frafra ganesa de Guy One, um encontro entre a República Democrática do Congo e a África do Sul com Konono n.º 1 e Aero Manyelo e a música tradicional moçambicana de Timbila Muzimba.

A organização sublinha ainda o Brasil, com "uma das delegações mais fortes que o festival já recebeu", que inclui BaianaSystem, Cordel do Fogo Encantado, Karina Buhr e Tulipa Ruiz.

Cero39, El Leopardo e Meridian Brothers, da Colômbia, e Ethno-Trio Troitsa (Bielorrússia) também estarão em Sines.

O FMM Sines (www.fmmsines.pt) é organizado pela Câmara Municipal de Sines desde 1999 e no ano passado recebeu o selo "EFFE Award", atribuído pela Associação Europeia de Festivais.

SS // TDI

Lusa/fim