Além dos 16 eleitos diretos, há elementos da lista que têm lugar por inerência, como é o caso de Altino Bessa, pela distrital de Braga, de António Loureiro, presidente da Câmara de Albergaria-a-velha, e do próprio Lobo D´Ávila, pela distrital de Santarém.

No último Congresso, a lista ao Conselho Nacional alternativa à da direção, de Filipe Anacoreta, obteve cerca de 16% dos votos. Filipe Anacoreta está na lista de Assunção Cristas à Comissão Executiva, o órgão restrito de direção.

A lista de Assunção Cistas ao Conselho Nacional é encabeçada por António Lobo Xavier, em segundo lugar Celeste Cardona, seguindo-se João Munoz, Vânia Dias da Silva, Mário Pereira, Pedro Pinto, Durval Tiago, Humberto Batardo, Angêlo Santos.

A lista liderada por Filipe Lobo D´Ávila ao Conselho Nacional inclui Altino Bessa, seguido do ex-secretário de Estado João Casanova de Almeida, Raúl Almeida, o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, o presidente da distrital de Coimbra, Paulo Almeida, José Marcelo Mendes Pinto e Rui Barreiro.

O Conselho Nacional é o órgão máximo entre congressos, uma espécie de parlamento do partido, e integra 70 pessoas, além dos lugares por inerência.

Tal como o Conselho de Jurisdição, o Conselho Nacional é eleito pelo método D'Hondt (proporcional), ao contrário das listas à Comissão Executiva e à Comissão Política Nacional, que são votadas em alternativa.

ACL // SMA

Lusa/fim