Segundo os cálculos feitos para a agência Lusa pela Deco/Dinheiro&Direitos, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1% vai passar a pagar 473,01 euros a partir de maio. Este valor representa menos 10,83 euros do que o que era pago desde a última revisão, em novembro.

No caso de um empréstimo nas mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, esse cliente pagará 465,49 euros a partir do próximo mês, um valor 6,98 euros abaixo do da última revisão, em fevereiro.

Há quase dois anos que as prestações da casa estão a cair ininterruptamente, de acordo com os cálculos feitos pela Lusa, acompanhando a queda das taxas Euribor, que nos meses finais do ano passado atingiram mesmo valores negativos, o que é histórico.

No mês de abril, a média mensal da taxa Euribor a seis meses foi de -0,138% e a três meses de -0,249%.

Em Portugal, 90% dos contratos de crédito à habitação usam taxa de juro variável, sendo a taxa Euribor a seis meses o indexante mais usado, seguido da taxa a três meses.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de mais de 50 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário. Em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos faz parte deste painel.

SP (IM) //CSJ

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.