Os neerlandeses foram à Polónia vencer a seleção local por 2-0, o que lhes permitiu manter a liderança e os três pontos de avanço sobre a Bélgica, que recebeu e venceu o País de Gales, por 2-1, à entrada para a derradeira jornada.

Os golos que 'selaram' a vitória dos Países Baixos sobre a Polónia foram marcados por Cody Gakpo, avançado do PSV Eindhoven, aos 14 minutos, e por Steven Bergwijn, do rival Ajax, aos 60.

Com este triunfo, os Países Baixos, que recebem a Bélgica na última jornada, no domingo, ficaram a um passo de se apurarem para a 'final four', tendo em conta que podem até perder por dois golos que atingirão esse objetivo.

Com efeito, a seleção laranja venceu na Bélgica por 4-1, razão pela qual os belgas só lograrão o apuramento se vencerem nos Países Baixos por três golos de diferença, visto que anulam o resultado da primeira jornada e passam a ter vantagem na diferença de golos.

Em relação à luta pela manutenção na Liga A, tudo se decidirá também na última jornada, com o País de Gales a ter de vencer na receção à Polónia para garantir esse objetivo, enquanto à seleção de Robert Lewandowski bastará um empate.

As decisões no grupo A4 também ficaram adiadas para a derradeira jornada, com a Croácia e a Dinamarca a disputarem uma vaga na 'final four', e com a França e a Áustria a lutarem para evitar a descida à Liga B.

A Croácia recebeu e venceu a Dinamarca por 2-1, com golos de Borna Sosa e Lovro Majer, aos 49 e 79 minutos, respetivamente, mas os dinamarqueses ainda fizeram o 1-1, aos 77, por Christian Eriksen, enquanto a França derrotou a Áustria, por 2-0, com golos de Kylian Mbappé, aos 56, e Olivier Giroud, aos 65.

Os croatas ascenderam à liderança, com 10 pontos, à frente da Dinamarca, com nove, enquanto os atuais campeões do mundo, que somavam até este jogo duas derrotas e dois empates, subiram ao terceiro posto, com cinco pontos, mais um do que os austríacos.

A Corácia joga a decisiva partida na Áustria e depende apenas de si própria, bastando-lhe vencer para ocupar uma vaga na 'final four', enquanto os dinamarqueses, que seguem com nove pontos, terão de ganhar na receção à França e esperar que a Croácia não vença em solo austríaco.

Por seu lado, a França, que soma cinco pontos, evitará a descida à Liga B se fizer o mesmo resultado do que a Áustria, que segue com quatro, na derradeira jornada.

No grupo C3, o Cazaquistão assegurou a subida à Liga B ao vencer por 2-1 na receção à Bielorrússia, enquanto esta 'selou' o seu destino descendo à Liga D, ao mesmo tempo que o Azerbaijão foi à Eslováquia vencer por 2-1, mantendo-se ambos neste escalão.

Já no grupo C1, a Turquia empatou em casa a três golos com o Luxemburgo, mas já tinha assegurado, antes do jogo, a promoção à Liga B, da mesma forma que a Lituânia, que empatou na receção às Ilhas Faroé a um golo, já tinha sido despromovida à Liga D.

Finalmente, no último escalão, a Liga D, a Letónia foi surpreendida em casa pela Moldávia, ao perder por 2-1, e adiou para a última jornada do grupo D1 a decisão sobre qual destas seleções sobe à Liga C, bastando aos letões um empate em Andorra, que hoje foi vencer por 2-0 ao Liechtenstein, para alcançar esse objetivo.

JEC // MO

Lusa/fim