"A atleta portuguesa conquistou 15 medalhas em 15 campeonatos da Europa num percurso extraordinário de dedicação e superação", refere a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada no sítio oficial da Presidência da República.

O Presidente da República lembrou ainda que a judoca conseguiu o seu sexto título europeu, depois de vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por 'ippon'.

No combate diante de Kajzer, 15.ª do mundo e com quem Telma Monteiro tinha perdido em 2020, em Telavive, a judoca do Benfica, 10.ª, conseguiu pontuar para 'ippon', terminando de imediato o combate, aos 39 segundos do prolongamento ('golden score').

Telma alcançou o seu sexto título europeu e chegou à 15.ª medalha em igual número de presenças em Europeus, tornando-se a primeira judoca a conquistar 'metais' em 15 Europeus.

Antes da final, Telma tinha vencido a experiente austríaca Sabrina Filzmoser (waza-ari), duas vezes campeã europeia e 31.ª do mundo, a belga Mina Libeer (ippon), 48.ª, e a kosovar Nora Gjakova, quarta e a grande favorita em Lisboa, como mais bem classificada dos -57 kg na capital portuguesa.

Também hoje, o judoca João Crisóstomo conquistou a sua primeira medalha em grandes competições, ao chegar ao bronze, após vencer na categoria de -66 kg o bielorrusso Dzmitry Minkou, por 'waza-ari'.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou ainda que vai estar presente no sábado nos Europeus de Lisboa, para "acompanhar o bloco de finais".

AJO (RPM) // PFO

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.