O primeiro-ministro italiano vai receber Merkel e Hollande em Nápoles, devendo o encontro a três acontecer na ilha de Ventotene, ao largo da costa italiana entre Roma e Nápoles, segundo um comunicado do Governo italiano.

Renzi escolheu esta ilha, que serviu de prisão a um dos pais fundadores da Europa, para sublinhar a necessidade de um novo começo para a União Europeia após o choque do Brexit, a decisão tomada pelos britânicos de deixar o bloco comunitário.

A ilha de Ventotene foi usada pelo regime fascista italiano entre 1941 e 1943 como local de exílio para os opositores políticos, entre os quais o ex-presidente italiano Sandro Pertini e Altiero Spinelli, um político considerado como um dos pais fundadores da Europa.

O presidente Hollande, a chanceler alemã e o chefe do governo italiano já tinham apelado, no dia 27 de junho, em Berlim, a um "novo impulso" para a Europa.

A reunião de segunda-feira acontece três semanas antes de uma cimeira europeia considerada crucial para o futuro da Europa, marcada para 16 de setembro em Bratislava (Eslováquia).

Após o encontro, os dirigentes europeus vão dar uma conferência de imprensa no porta-aviões Garibaldi, o navio-almirante da marinha militar italiana.

RCR // VC

Lusa/fim