O comunicado refere que a queda no desempenho entre abril e junho representa menos 39 milhões de dólares (39 milhões de euros) que a do primeiro trimestre.

O resultado no segundo trimestre foi influenciado pela depreciação do preço médio de carvão, devido ao menor volume de vendas, e pela manutenção dos custos fixos.

"O segundo trimestre de 2020 revelou-se desafiador para a Vale Moçambique, dada toda a conjuntura mundial resultante do impacto da pandemia provocada pelo novo coronavírus", diz o comunicado.

A produção de carvão na mina da Vale em Tete caiu um milhão de toneladas no segundo trimestre, alcançado uma cifra de 1,3 milhão de toneladas, menos 35% que a produção alcançada nos primeiros três meses do ano.

Moçambique regista um cumulativo de 2.638 casos de covid-19 e 19 óbitos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 750 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

PMA // PJA

Lusa/Fim