Sob o magnânimo manto da liberdade de expressão diz-se tudo e mais um par de botas. Das verdades mais disruptivas e provocatórias, às mentiras mais escabrosas e alucinadas.
Desesperados com décadas de soluções políticas e económicas falhadas, os argentinos resolveram dar luz verde a uma reviravolta em dezembro de 2023, elegendo um presidente que prometia destruir tudo para construir um modelo melhor.
Bayrou é o quarto primeiro-ministro de França neste ano 2004. Sucede a Elizabeth Borne, Gabriel Attal e o mais breve, Michel Barnier. Bayrou é o sexto chefe de governo de França nos sete anos que leva a presidência Macron.
Todos os países da ex-União Soviética que ficam na fronteira entre a Federação Russa e a UE a certa altura têm de escolher entre Bruxelas e Moscovo. Agora é a vez da Roménia.
O aborto seguro é um direito. Não vale a pena reivindicar sequer argumentos com base em narrativas bíblicas, que eu fico logo com vontade de vos mandar ver um excerto de um episódio de Homens do Presidente.
Atualmente, a Ucrânia bate-se numa guerra de atrito ao longo de 1200 quilómetros, com uma linha da frente que permanece relativamente estática, mas que quando se move, apenas o faz a favor da Rússia.
Na Síria, por agora, é a hora de Tahrir al-Sham, o grupo sunita liderado por Abu Mohammad al-Jolani, um chefe de guerra, formado na Al-Qaeda, mas que se metamorfoseou com inteligência estratégica para negociar com o Ocidente. Há especulações sobre poder ter sido atingido em algum dos bombardeamentos
Quando surge o nome de Maria Teresa Horta na lista das cem mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo temos de reconhecer que sentimos orgulho. E depois de vergonha. Porque a Maria Teresa Horta teve um reconhecimento tardio.
Finalmente em casa, no ocaso de uma semana exigente. Não que tenha sido uma semana extenuante ou tampouco ofegante; tais adjectivações devem ficar reservadas para trabalhos com forte componente física, ou para quem corre atrás das notícias. Esses sim, uns valentes, amiúde esquecidos ou destratados.
Em 2024, em Portugal, foram violadas 344 mulheres. As queixas de violência doméstica chegaram às sete mil. O Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR assinala, ainda, a morte de 25 mulheres.
A necessidade de colo é parte integrante de se ser humano. Ele é fundamental para o desenvolvimento emocional, psicológico, social e físico de bebés e crianças. Mais colo, carinho e amor são factores protectores da sua saúde mental e não impedem o natural desenvolvimento da autonomia.
Passe a igualdade institucional de todos os membros da União, a Alemanha é a locomotiva que puxa o comboio europeu; quando abranda, todas as carruagens perdem velocidade.
As falhas do INEM, as comissões parlamentares de inquérito, os rodos de dinheiro atirados para cima dos problemas e a desresponsabilização, um círculo vicioso que condena Portugal a voltar sempre à casa de partida.
Ontem fiz a pergunta a várias pessoas. Não houve uma alma que me tivesse respondido com a seriedade que eu acharia evidente. Vivemos o que se passa no mundo com a descontração dos destemidos. Ou dos loucos que invocam a profecia de Nostradamus (parece que, mesmo num cenário catastrófico, Portugal sa
Nem tem sido fácil a vida de João Afonso enquanto eleito local. É verdade que nas sucessivas autárquicas a que se tem proposto pelas listas do PSD tem sido eleito; primeiro como deputado municipal, agora como vereador. Não esconde o seu desejo de se tornar presidente de câmara de Montijo.
Chama-se COP e é a vigésima nona reunião mundial para fingir que queremos controlar o clima, no ano em que as temperaturas globais passaram 1,5.º Celsius acima da Era Pré-Industral.
Fui a um hospital veterinário buscar a minha gata que esteve internada. O procedimento normal é ir para a sala de espera, logo na entrada; o médico traz o nosso animal de estimação e existem dois ou três gabinetes para a conversa que se deve ter, avaliação, procedimento ou alta de internamento.