O TechDays decorre de 11 a 13 de outubro, em Aveiro, mas três dias antes, a cidade começa a antecipar o ambiente que se viverá ao longo dos três dias do evento. A 8 de outubro, a Altice Portugal, através da Altice Labs, a Câmara de Aveiro e a Ericsson apresentam a aplicação da tecnologia 5G num veículo autónomo da Ericsson, um mini-bus, cuja demonstração prática será realizada em Aveiro. O 5G já foi um dos temas centrais do TechDays em 2017 e volta a ser uma das tecnologias em foco, nomeadamente no contexto de projetos de mobilidade e de desenvolvimento de soluções de smart cities.

Que é um dos posicionamentos que Aveiro, cidade com larga tradição tecnológica, procura assumir no quadro europeu, trazendo também ao TechDays um conjunto de experiências de cidades nas quais decorrem desenvolvimentos semelhantes, como Dublin, Copenhaga e Santander.

A sessão “Smart Cities”, inserida no âmbito da Rede CENCYL+, pretende promover a partilha de boas-práticas de cidades europeias com estratégias de Cidades Inteligentes implementadas, reunindo, no mesmo evento, políticos, técnicos de cidades e empresas que trabalham a temática IoT (“Internet das Coisas”). Este painel conta com a presença de  Oliver Hall, responsável pelos Investimentos Tecnológicos de Copenhagen Capacity (Dinamarca), Michael Guerin, gestor do projecto “Smart Docklands” em Dublin (Irlanda), e Juan Ramón Santana, investigador da Universidade de Cantabria,que  irá apresentar um dos mais antigos e reconhecidos projectos de “cidades inteligentes” – “SmartSantander”.

Outro dos temas em destaque será Indústria 4.0. A chamada Quarta Revolução Industrial, agora em curso, irá introduzir tecnologias digitais em todos os sectores, sendo necessário, à indústria, perceber quais os investimentos em infra-estruturas tecnológicas, em ciência e na qualificação de recursos humanos se de- vem realizar para acompanhar esta mudança.

O programa do evento é extenso e diversificado, procurando espelhar as várias frentes da inovação e da tecnologia, com particular enfoque para as soluções que envolvem o espaço da casa, das cidades e da indústria.

A materialização das propostas chega, na maior parte dos casos, através de parcerias entre empresas e universidades para o desenvolvimento de soluções de inovação nos vários campos. A Altice Labs, que é também “Main Sponsor” do evento, irá, por exemplo,  focar a sua presença em quatro grandes espaços tecnológicos: Redes 5G, InteligênciaArtificial e “Virtual Assistants” (BOTs), “Internet of Things” e “Smart cities” e TV Digital e Interactiva.

Na área das Redes 5G, o projecto Mobilizador, financiado pelo programa P2020, envolve mais de uma dezena de empresas, universidades e centros de I&D nacionais, com o objetivo de investigar e desenvolver produtos e serviços de referência para as futuras redes 5G e verticais de negócio associadas.

Para a Inteligência Artificial, a Altice irá apresentar um “robot”, desenvolvido em parceria com a empresa Follow Inspiration, que apresenta soluções de identificação de pessoas e serviços de “follow me”. Para além disso, o robot, com conetividade de banda larga, tem dois ecrãs: um ecrã exclusivo para visualização de conteúdos (sem interacção) e um ecrã “touch”, exclusivo para interação.

Será também apresentada uma aplicação de Realidade Aumentada (RA) para a gestão de eventos virtuais que, com base no contexto fornecido por sensores de localização, permite tirar fotografias com personagens 3D virtuais e publicá-las no Facebook. Comandar a televisão apenas com instruções de voz tem sido um objectivo que parece estar cada vez mais próximo de se conseguir atingir. Neste demonstrador, que resulta de um projecto de investigação em parceria com a UA, no âmbito do projecto Mobilizador P2020 CHIC, tenciona-se ir um pouco mais longe do que apenas o controle da TV com comandos directos. No TechDays vai ser possível assistir a um diálogo que permita uma série de perguntas e respostas entre o utilizador e a assistente pessoal de voz.

A Bosch será também uma das grandes empresas a marcar presença levando ao evento as inovações do último ano ao nível da I&D, que se têm centrado, essencialmente, na conetividade para as casas, tornando- as mais inteligentes e amigas do ambiente. Serão apresentadas soluções no aquecimento de águas domésticas e aquecimento central, concretamente bombas de calor, esquentadores, caldeiras e equipamentos de aquecimento eléctrico. O projecto “Smart Green Homes”, desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro, já conta com dois anos de execução e será uma das referências da presença da empresa. Tem como objectivo o desenvolvimento de soluções integradas para uma nova geração de produtos e tecnologias para ambiente doméstico, elevando os padrões de conforto, segurança e satisfação de utilização a um novo nível e, ao mesmo tempo, dar resposta aos problemas de sustentabilidade do planeta, aumentando a eficiência energética e diminuindo as emissões de gases poluentes e o consumo de água nos produtos.

Com o intuito de demonstrar o sistema de radiolocalização, a Wavecom, uma empresa de engenharia portuguesa, apresentará também as suas soluções de radiolocalização para a indústria e as soluções de “In- ternet of Things” (IoT) para os municípios. |

Agendada para as 9.30 horas, a sessão de abertura do TechDays Aveiro 2018 contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, bem como do Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Paulo Jorge Ferreira, do CEO da Altice, Alexandre Fonseca, e do embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão em Portugal, Jun Niime.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.