Três novelas gráficas da autora sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim vão chegar ao mercado português, incluindo “A Espera”, um livro de inspiração biográfica que remete para a Guerra da Coreia.
O arquiteto Pitum Keil do Amaral juntou no livro “Boas Festas. Precisamos delas a Vida Inteira” os 74 cartões que desde 1955 até à atualidade enviou a amigos e familiares, por altura do Natal.
A escritora venezuelana Karina Sainz Borgo venceu o Prémio Jan Michalski de Literatura pela edição francesa do romance “O terceiro país”, editado este ano em Portugal pela Alfaguara, anunciou hoje a fundação suíça, citada pela editora.
Uma edição revista e aumentada das "Cartas de amor" de Fernando Pessoa, que além de Ofélia incluem também a inglesa Madge, a última paixão do poeta, com novas missivas, poemas, imagens e documentos, chega na quinta-feira às livrarias.
A próxima temporada do Teatro Municipal do Porto (TMP) arranca em janeiro e conta com 80 espetáculos, 11 dos quais estreias absolutas, oito nacionais e 20 coproduções que incluem 12 de artistas ou companhias locais, foi hoje anunciado.
O concurso deste ano para atribuição de bolsas de criação literária estabelece um total de 270 mil euros a serem distribuídos por 24 bolsas, segundo um despacho do Ministério da Cultura, hoje publicado em Diário da República.
Depois da polémica entrevista do príncipe Harry e a mulher Meghan Markle a Oprah Winfrey, em 2020, uma questão ficou por responder: quem tinha sido o membro da família real britânica que tinha feito um comentário preconceituoso em relação à cor de pele Archie, filho mais velho do casal. Numa edição
A artista norte-americana Patti Smith vai atuar no festival Jardins do Marquês, em Oeiras, no distrito de Lisboa, no dia 07 de julho, anunciou hoje a organização, que marca assim a terceira data da cantora em Portugal em 2024.
Vive em Nova Iorque desde os 18 anos, onde se formou e agora dá aulas. Compositor com currículo internacional, é na guitarra clássica que Pedro Henriques da Silva se inspira, mesmo para fazer música para cinema. O último álbum valeu-lhe cinco indicações para os Grammy Awards.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o humorista Herman José, pelos 50 anos de carreira, com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique, informou hoje a Presidência da República, na página oficial.
O Festival das Artes da Língua Portuguesa (Festlip) celebra as mulheres na 15.ª edição, que inicia na quarta-feira o ciclo de eventos no Rio de Janeiro, incluindo homenagens à atriz Zezé Motta e à escritora Conceição Evaristo.
O encenador, ator e dramaturgo Pedro Penim, diretor artístico do Teatro Nacional D.Maria II, foi hoje nomeado Cavaleiro das Artes e das Letras, pelo Governo francês, numa cerimónia em Lisboa.
Os concursos públicos para a direção e subdireção da Cinemateca Portuguesa abriram na segunda-feira, com caráter de urgência e de interesse público, segundo a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
A pintura “Construction”, de Maria Helena Vieira da Silva, vai a leilão em dezembro, em Paris, com uma estimativa entre 200 e 300 mil euros, anunciou hoje a leiloeira Christie’s.
No livro "Os Soldados Fantasma", o jornalista José Manuel Barata-Feyo conta a história ignorada dos portugueses que, integrados no exército francês, combateram os nazis. Nos arquivos franceses, para além do nome, local e data de nascimento, o historial e o destino desses portugueses esfumou-se, como
O North Festival vai mudar-se para o Parque de Serralves, no Porto, para dar "uma renovada dinâmica" ao evento que vai decorrer de 24 a 26 de maio e tem Keane como cabeças de cartaz, foi hoje anunciado.
Mais de 2.100 pessoas já subscreveram uma petição pública a pedir que a obra de José Mário Branco seja classificada como de interesse nacional, pela importância na música portuguesa, disseram à Lusa dois dos autores da iniciativa.
A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) apresentou hoje uma exposição que irá circular pelas escolas da região em torno dos livros proibidos e censurados durante o Estado Novo.
As feições, as profissões, os talentos, os feitios passam de geração em geração. Os traumas, as dores, os segredos, as exclusões também. Repetimos padrões, por amor e lealdade invisível, muitas vezes, do mesmo modo e nas mesmas datas. E, até serem trazidos à consciência, os mesmos factos repetem-se,
O filme "Aquaman e o Reino Perdido", que se estreia em dezembro, é a entrada de Jani Zhao em Hollywood e para a atriz portuguesa a representação é um ato político: "Sou portuguesa, mas também sou outras coisas".
O realizador Leonel Vieira estreia na quinta-feira uma ficção ambientada no Rio de Janeiro, sobre jogos de poder e corrupção, protagonizada por Joaquim de Almeida, e prepara-se para voltar ao universo "O pátio das cantigas".
O realizador norte-americano Martin Scorsese cancelou a sua presença no Festival Internacional de Cinema de Marraquexe, onde deveria participar como padrinho do programa de formação de novos talentos do cinema.