Parece uma história saída de um filme de Hollywood. Era uma vez um jovem de 21 anos que conheceu uma bela rapariga de 17, junto às margens do rio Tamisa. Os tempos eram de guerra. Norwood era um paraquedista do exército americano, de passagem por Londres, e Joyce era uma jovem londrina. O dever encaminhou Norwood e o seu pelotão rumo à Normandia, onde se fez história (mundial).

A história (de amor) continuou, assim como o rumo das suas vidas. Joyce permaneceu em Londres e Norwood regressou aos Estados Unidos. Ainda trocaram correspondência durante alguns meses até que o paraquedista tomou a iniciativa de pedir a Joyce para viajar para junto de si e casarem. Mas a jovem britânica interpretou a mensagem de uma forma diferente e pensou que o veterano de guerra ia casar com outra pessoa. Nesse momento, deixou de escrever.

Cada um seguiu a sua vida. Segundo o jornal "The Virginian-Pilot", cada um encontrou um novo amor e casou. Norwood Thomas continuou no estado de Virgínia, enquanto Joyce Morris mudou-se com o marido para a Austrália.

Podia ser o fim deste enredo hollywoodesco, mas não. 70 anos depois, Joyce, que entretanto se separou do marido, depois de 30 anos de casamento, pediu ajuda a um dos filhos para, no mundo das novas tecnologias, procurar algum indício que conduzisse ao paradeiro de Norwood, que entretanto enviuvou, em 2001.

A resposta chegou através de um artigo do "The Virginian-Pilot" sobre as comemorações do Dia D. O contacto foi estabelecido. Primeiro, por conversas via Skype.

Esta história fantástica tornou-se, entretanto, do conhecimento público e acabou por resultar numa recolha de donativos para financiar uma ida do veterano de guerra à Austrália.

O reencontro físico aconteceu esta quarta-feira, com a viagem de Norwood Thomas para Adelaide, cidade australiana onde vive Joyce Morris.

“Isto é a melhor coisa que me podia ter acontecido”, afirmou Norwood citado pelo The Guardian. “Vamos ter uma quinzena maravilhosa”, concluiu Joyce, citada pelo The Virginian-Pilot.

O programa de televisão "The Project", do canal australiano Channel Ten, também acompanhou o reencontro do antigo casal. Os dois estão a planear passar o Dia dos Namorados juntos.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.