“Não podia faltar, tal a dimensão do que sucedeu e a dor que causou”, disse o presidente da República no Funchal.

“Há momentos em que é tão impressionante a dor que esmaga tudo o resto”, sublinhando a resposta rápida do serviço de proteção civil no local, para “minorar essa dor”.

“O presidente da República está aqui a traduzir a solidariedade clara de todos os portugueses”, disse Marcelo, escusando-se a comentar a abertura de inquérito pela PGR. “Não é o presidente da República a ter essa competência”.

“Trata-se de uma realidade que chocou, senti isso, todos os portugueses”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas à chegada ao arquipélago da Madeira.

“Era preciso testemunhar imediatamente esse conforto, essa solidariedade, esse apoio ao povo madeirense”, prosseguiu o chefe de Estado português, ao lado do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, indicando que irá deslocar-se ao local do incidente, ao hospital e às instalações da Proteção Civil local.

Questionado sobre o apuramento das responsabilidades, Marcelo Rebelo de Sousa disse que “neste momento de dor” o importante agora “é testemunhar a solidariedade, é testemunhar o conforto e estar junto daqueles que sofrem”.

“Isso é que é importante”, concluiu.

Já no hospital, Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu à equipa médica, por “mais um testemunho de competência e dedicação”. Uma equipa que “fez certamente tudo para minorar uma dor que todos nós vivemos”, disse o presidente da República em conferência.

Treze pessoas morreram e 50 ficaram feridas na sequência da queda de uma árvore de grande porte ocorrida hoje durante a Festa do Monte.

O incidente ocorreu cerca das 12:00, num local onde se concentravam muitas pessoas para participar naquele que é considerado o maior arraial da Madeira, momentos antes de sair a procissão, que foi cancelada.

Fontes no local referem que a árvore estava amarrada há dois anos e o tronco estava oco.

No ano passado, as festividades de caráter mais profano deste arraial foram canceladas devido aos incêndios que afetaram o Funchal na segunda semana de agosto.

[Notícia atualizada às 20h00 com declarações de Marcelo Rebelo de Sousa no hospital do Funchal]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.