O alerta foi lançado ainda ontem e colocou a cidade de Berlim e arredores em polvorosa. Alguém viu uma leoa a passear na rua. Ou julgou ter visto. Mais de 24 horas depois, autoridades alemãs vêm dizer que pode tratar-se de um javali.

"Tudo indica que não é uma leoa", afirmou já hoje Michael Grubert, presidente do município de Kleinmachnow, à AFP, depois de anunciar o fim das buscas. Especialistas que visualizaram o vídeo noturno que lançou a confusão acreditam que o animal em causa é, "provavelmente, um javali".

As autoridades ainda não conseguiram localizar o animal selvagem, apesar de terem sido mobilizados diversos meios, entre polícias, drones e helicópteros. No entanto, a situação foi dada como normalizada, já que um javali não constitui perigo para a população.

Além disso, nenhum jardim zoológico ou parque natura assinalou o desaparecimento de uma leoa. Valeu o susto e os constrangimentos a que foram sujeitos os residentes de diversos bairros, aconselhados a manter-se em casa e a evitar sobretudo as zonas com vegetação.