“França e Alemanha têm de assumir uma responsabilidade maior para construir a esperança dos europeus”, afirmam Steinmeier e Hollande num comunicado conjunto divulgado após um encontro em Paris, um dia depois de o Reino Unido ter lançado formalmente o processo de saída da UE.

“Satisfaz-me que alemães e franceses estejam preparados para avançar lado a lado”, afirmou Steinmeier, que realizou hoje a sua primeira visita como presidente a França.

O social-democrata admitiu que a Europa “deve ser capaz de responder” às aspirações dos seus cidadãos e sublinhou que a UE é “indispensável e ineludível”.

François Hollande pronunciou-se no mesmo tom, afirmando, segundo o texto, a “responsabilidade eminente” de Paris e Berlim de “dar uma orientação à Europa e uma visão aos respetivos povos”, para que possam “empenhar-se plenamente na construção da Europa do futuro”.

Hollande advertiu ainda para “a armadilha do nacionalismo” e pediu “mais solidariedade” aos Estados membros.

O presidente francês também repetiu o que considera serem as linhas mestras da negociação do ‘Brexit’ – negociar primeiro as condições de saída da UE e só depois outros acordos, nomeadamente comerciais.