Por volta das 4h00 da manhã, a Polícia Marítima recebeu um alerta de um mestre de embarcação de pesca sobre uma outra embarcação que se aproximava da costa do Algarve, junto a Vale do Lobo. 50 minutos depois, a Polícia Marítima de Faro e a Estação Salva-vidas de Quarteira intercetavam o pequeno barco com 22 pessoas a bordo.

À agência Lusa, Fernando Rocha Pacheco, comandante da Zona marítima do Sul, explicou tratar-se de uma pequena embarcação, que os ocupantes “alegam ser marroquinos” e terão partido da cidade de El-Jadida, em Marrocos, com destino a Portugal.

Quando as autoridades portuguesas conseguiram intercetar a embarcação, já os tripulantes “se preparavam para desembarcar”.

Depois de intertecetada e acompanhada a embarcação até ao porto de Quarteira, onde migrantes desembarcaram, as 22 pessoas foram encaminhadas para a Estação Salva-vidas de Quarteira onde estão a ser observados por uma equipa do INEM e farão testes de despiste da COVID-19.

O Serviço de Investigação Criminal do Comando Regional da Polícia Marítima do Sul já se encontra no local a recolher indícios e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras está a caminho do local.

Este é o segundo caso envolvendo migrantes alegadamente de origem marroquino que desembarcaram no Algarve, depois de na passada semana as autoridades terem detetado uma embarcação com sete homens ao largo de Olhão.