"Simplificação, descentralização e valorização da função pública são os três pilares da modernização do Estado em que temos de investir", disse António Costa na inauguração da Loja do Munícipe do Funchal, uma das iniciativas do programa da visita que efetua hoje e quarta-feira à Madeira.

O governante comparou as Lojas dos Munícipes às Lojas do Cidadão, sublinhando que são "um símbolo do que deve ser a moderna administração pública, mais próxima e mais focada no cidadão, mais ágil, fácil de ceder, mais eficiente".

Sobre a descentralização, António Costa apontou que a aposta deve passar pelo reforço das “competências das regiões autónomas, dos municípios e das freguesias", porque estão em melhores condições de responder aos problemas dos cidadãos.

"Uma terceira dimensão tem a ver com a valorização da administração pública e do emprego público", destacou, acrescentando que depois de anos de crise "é fundamental não só o esforço que já foi feito de reposição de vencimentos que tinham sido cortados, mas devolver a cada funcionário público a perspetiva de voltar a ter uma carreira", que passa pela possibilidade de progressão e promoção.

O chefe do Governo vincou ainda que, se o país quer ter "umas finanças públicas mais equilibradas, precisa de ter uma administração pública mais eficiente, que poupe em tudo o que não é necessário para poder investir naquilo que é essencial".

Pois, acrescentou, "a modernização da administração pública é o grande instrumento” que existe para “uma administração mais eficiente".

O chefe do Governo referiu também que "o país teve no ano passado o menor défice orçamental de sempre da vida democrática, dos últimos 42 anos".

Esta situação, argumentou, vai permitir "aumentar este ano em 20% o investimento público em áreas fundamentais, em instalações de segurança, num programa de reabilitação de escolas, num programa de construção de hospitais, de centros de saúde, de cuidados primários e cuidados continuados".

Na cerimónia de inauguração da Loja do Munícipe do Funchal, o presidente da câmara do Funchal, Paulo Cafôfo, elogiou a atuação do executivo de António Costa, considerando que o Governo da República “tem sido um aliado de todas as horas e um impulsionador de boas ideias e de boas vontades".

"Isso é tudo o que se pode pedir a um executivo", sublinhou.

Ainda hoje o primeiro-ministro terá reuniões com o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, com o responsável da Associação de Lesados do Banif, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e assistirá ao jogo amigável entre as seleções de Portugal e da Suécia, no Estádio do Marítimo.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro estará presente na cerimónia de alteração da denominação comercial do aeroporto da Madeira que passa a utilizar o nome do internacional português Cristiano Ronaldo.