"Nós estamos cansados de uma má gestão do concelho. E os indicadores que são apresentados pelo dr. Manuel Machado são indicadores que representam que ele vive à sombra da Universidade [de Coimbra] e à boleia do dr. António Costa, do primeiro-ministro. Porque nenhum daqueles indicadores decorre da atividade da Câmara", disse hoje José Manuel Silva à agência Lusa.

José Manuel Silva argumentou que, no indicador do desemprego, é apresentado como fonte o Instituto Nacional de Estatística (INE) e "o INE não dá o desemprego por concelhos, dá o desemprego por NUTS III [que corresponde às comunidades intermunicipais]. A taxa de desemprego em Coimbra o INE não a dá, aquele dado não é verdadeiro", frisou.

"Depois diz que a população já estará a aumentar, é completamente especulativo. A população de Coimbra continua a diminuir, as pessoas de Coimbra sabem que os seus filhos e os seus netos estão a sair de Coimbra porque não têm oportunidades de emprego", frisou.

"[Manuel Machado] diz que nós temos bons indicadores sociais, temos porque temos a Universidade e porque temos o Hospital, não decorre da atividade da Câmara. Diz que o turismo cresceu, claro, o turismo cresceu em todo o país e em Coimbra cresceu bastante por causa do Património Mundial, não decorre da atividade da Câmara, que não tem uma política de turismo", considerou José Manuel Silva.

Sublinhou que a candidatura do PS "socorre-se" de indicadores "em que a Câmara não teve nenhum papel e para os quais a Câmara não contribuiu".

O candidato do Somos Coimbra voltou a apontar a questão do gabinete de apoio ao investidor, "que está sem diretor há dois anos", acusando a autarquia de nada fazer para atrair investimento, e frisou que o presidente Manuel Machado ao "vir anunciar, sem nomes, na altura da campanha eleitoral, que se vai instalar uma empresa que criará putativamente 300 empregos no iParque, é estar a brincar com coisas sérias".

"Estes indicadores estão todos manipulados, alguns são falsos, não dependem da atividade da Câmara e, pelo contrário, a Câmara tem bloqueado o desenvolvimento nas áreas em que agora vem apresentar os indicadores", alegou.

Nas eleições autárquicas de 1 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva ('Somos Coimbra') e Vítor Marques (PAN).