“Vocês podem ser fortes o suficiente para se defenderem sozinhos. Mas enquanto os Estados Unidos existirem, vocês nunca precisarão de o fazer. Estaremos sempre com vocês”, prometeu Blinken durante uma conferência de imprensa em Telavive após seu encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin. Netanyahu.

O chefe da diplomacia norte-americano condenou o ataque o grupo Hamas lançou no sábado passado contra Israel, dizendo também que o movimento tem cometido “atos atrozes contra os interesses do povo palestiniano”.

“Não há nenhum pretexto para esses atos horrendos”, reforçou Blinken, alegando que “Israel tem o direito e a obrigação de se defender”, mas de forma proporcional e respeitando os direitos humanos.

“Por isso, é tão importante tomar todas as precauções possíveis para evitar danos aos civis e por isso lamentamos a perda de cada vida inocente. Civis de todos os credos, de todas as nacionalidades foram mortos”, lembrou Blinken.

Blinken deslocou-se hoje a Telavive, onde, além de se encontrar com Netanyahu, discutiu com o seu homólogo israelita, Eli Cohen, o apoio norte-americano a Israel na guerra contra o Hamas.