As empresas foram compradas por um valor 9,73% acima do que foi estipulado pelo Governo.

O destaque foi para a hidroelétrica de São Simão, localizada entre os estados brasileiros de Goiás e Minas Gerais, que foi arrematada pelo grupo chinês Spic Pacif Energy PTY, único a fazer um lance no lote que foi concedido por 7,1 mil milhões de reais (1,9 mil milhões de euros), 6,51% acima do valor mínimo requerido.

O segundo e o terceiro lotes, referente à hidroelétrica Jaguara e a hidroelétrica de Miranda, foram ganhos pelo Consórcio Engie Brasil Minas Geração.

A Jaguara foi arrematada por um valor de 2,1 mil milhões de reais (580 milhões de euros), 13,59% acima do valor mínimo pedido pelo Governo brasileiro. Já a Miranda, foi concedida por 1,3 mil milhões de reais (350 milhões de euros), 22,42% acima do valor.

A Enel Brasil arrematou o último lote, da Volta Grande, em Minas Gerais e São Paulo, por 1,4 mil milhões de reais (370 milhões de euros), valor 9,84% acima do estipulado.

O montante arrecadado pelo Governo brasileiro com a negociação destas hidroelétricas deve ser usado para fechar as contas do ano, cuja previsão é de um défice de 159 mil milhões de reais (42,4 mil milhões de euros).