“Se um acordo é impossível, e ninguém quer um «não acordo», então quem terá finalmente a coragem de dizer qual é a única solução positiva?”, escreveu Tusk na sua conta oficial na rede social Twitter.

A mensagem de Tusk foi publicada imediatamente após ser conhecido o resultado da votação na Câmara dos Comuns, que rejeitou hoje à noite de forma expressiva o acordo de saída negociado entre o Governo da primeira-ministra Theresa May e a União Europeia (432 votos contra e somente 202 a favor).

Esta é para já a única reação do presidente do Conselho Europeu, que poderá convocar para breve uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União a 27 para discutir os passos a seguir após o "chumbo" de hoje.

Já Juncker, numa declaração divulgada em Bruxelas, disse que “o risco de uma saída desordenada do Reino Unido aumentou com o voto de hoje à noite. Embora não queiramos que tal suceda, a Comissão Europeia vai continuar o seu trabalho de contingência para ajudar a garantir que a UE está completamente preparada”.

Utilizando também o Twitter, o presidente da Comissão Europeia escreveu também que "tomou nota com pesar o resultado do voto", urgindo o Reino Unido a "clarificar as suas intenções o mais cedo possível", lembrando que "o tempo se está a esgotar".

Recorde-se que a consumação do ‘Brexit’ está agendada para 29 de março próximo.