"Estão previstas pinturas exteriores nas Igrejas de Santa Maria do Castelo, Santiago e da Graça e, na Igreja de São Pedro, obras interiores e restauro do órgão", afirmou o presidente da Câmara, Carlos Bernardes, à agência Lusa.

Face à falta de meios financeiros da paróquia e do Estado, visto que as igrejas de Santa Maria do Castelo e de São Pedro são Monumento Nacionais, o município quer dar o seu contributo para a preservação do património histórico-cultural, na senda das obras de regeneração urbana que tem efetuado na cidade.

O município contraiu também um empréstimo de 300 mil euros para obras de requalificação do Museu Municipal, que funciona no Convento da Graça.

Já no início deste ano, a câmara municipal apoiou as obras interiores do restauro do teto e do telhado na Igreja de São Pedro, entretanto reaberta ao culto.

A intervenção, orçada em 150 mil euros, decorreu na sequência da aprovação de financiamento comunitário resultante de uma candidatura apresentada pelo município e pela paróquia de Torres Vedras.