Em comunicado, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, sublinhou que “o número de atendimentos registado neste primeiro ano – cerca de 110 por dia – confirma que este é um serviço que veio colmatar uma necessidade das comunidades portuguesas no estrangeiro, permitindo o esclarecimento de dúvidas e o agendamento de serviços de uma forma simples e cómoda”.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, reiterou que “a melhoria dos serviços prestados aos concidadãos residentes no estrangeiro é uma prioridade da política externa portuguesa”, acrescentando: “Para isso, devemos aproveitar plenamente todos os recursos que a tecnologia coloca ao nosso dispor”.

Criado em conjunto pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Direção-Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), e pelo Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa, através da Agência de Modernização Administrativa (AMA), no âmbito do programa Simplex+, o CAC, a funcionar desde 09 de abril do ano passado em Lisboa, assegura o atendimento via telefone e correio eletrónico da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Madrid, dos Consulados-Gerais de Portugal em Barcelona e em Sevilha e do Vice-Consulado em Vigo.

“Através do número 00 34 910 770 281 ou do correio eletrónico cac@ama.pt, os cidadãos portugueses em Espanha podem obter informações para a emissão de documentos de identificação, esclarecer dúvidas acerca da sua situação e agendar marcações nos postos consulares”, lê-se no comunicado.

O documento precisa ainda que este serviço “está acessível nos dias úteis, das 09:00 às 18:00 (hora de Espanha), através de uma equipa composta por cinco elementos (quatro operadores e uma supervisora), que prestam atendimento em português e em espanhol”.

Além disso, o Governo refere que, no contexto do Centro de Atendimento Consultar, foi lançada a 01 de abril deste ano “a Linha Brexit, que visa prestar apoio aos portugueses residentes no Reino Unido, nomeadamente no que respeita às questões relacionadas com a saída da União Europeia e com o agendamento de atendimentos nos serviços consulares portugueses no país”.