"Acabámos com a suspensão, visto que as empresas brasileiras implicadas tomaram as medidas necessárias para assegurar a qualidade dos produtos", afirmou hoje a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros Hua Chunying, em conferência de imprensa.

"A China decidiu suspender as importações a partir das empresas envolvidas, até que fosse garantido que os produtos importados estavam em boas condições", acrescentou.

Hua disse que o Brasil prometeu adotar medidas mais rigorosas para garantir a qualidade da carne exportada para a China.

Na semana passada, Pequim decidiu suspender as importações de carne de vaca oriundas do Brasil, depois de uma operação policial no país sul-americano revelar um esquema de facilitação de licenças e fiscalização irregular.

De acordo com a polícia federal brasileira, funcionários públicos eram subornados por diretores de empresas para darem aval a carnes com prazos de validade já ultrapassados e adulteradas.

Entretanto, o ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, anunciou este fim de semana a normalização das vendas de carne brasileira para a China.

União Europeia, Japão e México anunciaram também limites ou a interdição total da importação de carne brasileira.