Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto estão hoje fechadas a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A barra do Douro está condicionada e embarcações com comprimento inferior a 15 metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

A Marinha indica ainda que as barras de Aveiro e Figueira da Foz estão apenas fechadas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros e a de Faro a 10 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje o distrito de Faro sob ‘Aviso Amarelo’ por causa da agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros, passando a ondas de oeste até às 13:00 de hoje.

O 'Aviso Amarelo' significa, segundo o instituto, uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje na costa ocidental a norte do Cabo Carvoeiro ondas de oeste-noroeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 1,5 a 2,5 metros.

Na costa ocidental a sul do Cabo Carvoeiro a previsão aponta para ondas de oeste-sudoeste com 3,5 a 4,5 metros, diminuindo gradualmente para 2 a 3 metros.

Segundo o IPMA, na costa sul estão previstas ondas de sudoeste com 2 a 3 metros, diminuindo gradualmente para 1 a 2 metros a partir da tarde.