Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adianta que as detenções aconteceram hoje de manhã, no âmbito de “uma ação de patrulhamento reforçado junto de uma zona urbana sensível”, estando o local conotado como um espaço utilizado para o consumo e tráfico de droga.

Segundo a PSP, depois de ver os agentes, um dos suspeitos tentou “ausentar-se do local”, mas foi prontamente interpelado pelos polícias.

“Desta abordagem o suspeito de imediato agrediu um dos polícias, tendo continuado com agressões que só cessaram com o auxílio prestado pelos restantes polícias”, lê-se na nota.

Ainda de acordo com a PSP, após este suspeito ter sido imobilizado e algemado, vários populares juntaram-se no local para tentar impedir a sua detenção, “tendo dois desses populares sido também detidos por agressão aos polícias”.

Duas mulheres foram igualmente detidas por forçarem o perímetro de segurança, “injuriando e ameaçando os polícias no momento em que os detidos estavam a ser transportados para as viaturas policiais”, é acrescentado no comunicado.

Os detidos são suspeitos da prática dos crimes de ofensas à integridade física qualificada e por resistência e coação sobre funcionário, indica ainda a PSP.

“Durante a ocorrência, foi necessário recorrer ao uso da força e de meios coercivos para cessar as agressões e para garantir as detenções”, salienta a PSP.

Os três homens ficaram detidos no comando da PSP para posterior apresentação às autoridades judiciais, enquanto as duas mulheres foram notificadas para comparecerem na sexta-feira em tribunal.

A PSP revela também que, na sequência das agressões, três polícias tiveram de receber tratamento hospitalar, tendo também sido disponibilizados cuidados médicos aos três homens que ficaram detidos.