A Coreia do Norte terá, na sexta-feira, disparado um míssil que terá atingido a Zona Económica Exclusiva do Japão, naquele que terá sido um incomum teste balístico durante a noite.
O lançamento foi feito às 23:41 (hora local), a partir da província de Jangang, disse um oficial sul coreano à Reuters. O departamento da defesa norte-americano confirmou o lançamento do míssil balístico, remetendo que mais detalhes serão dados mais tarde.
"Posso confirmar que detectamos o o lançamento de um míssil balístico da Coreia do Norte", declarou o porta-voz do Pentágono, capitão Jeff Davis.
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, convocou o Conselho de Segurança Nacional para este sábado. O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe disse que também iria convocar Conselho de Segurança Nacional.
O secretário-chefe do Gabinete japonês, Yoshihide Suga, disse que o míssil norte-coreano voou durante cerca de 45 minutos.
A Coreia do Norte lançou no dia 4 de julho o seu primeiro míssil balístico intercontinental (ICBM). Designado “Hwasong-14″, o míssil alcançou uma altitude máxima de 2.802 quilómetros e percorreu 933 quilómetros em 39 minutos.
A confirmar-se, este é o 14º teste balístico deste ano.
Comentários