Numa nota divulgada na página oficial na rede social Facebook, a Câmara de Vila Pouca de Aguiar explicou que o autarca, de 55 anos, realizou a 19 de janeiro, devido à "persistência de sintomas" um segundo teste à covid-19 que se revelou positivo, após um primeiro teste negativo.

Após ter sido hoje examinado devido a “sintomas de início de pneumonia” foi recomendado que ficasse “internado no Hospital de Vila Real”, acrescentou o município.

"Hoje, devido a sintomas de início de pneumonia, considerou [a médica] que o autarca deve ficar internado no Hospital de Vila Real", referiu.

“Alberto Machado agradece toda a solidariedade e apela à compreensão das pessoas para uma total reserva neste momento tão delicado da sua vida”, observou.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.129.368 mortos resultantes de mais de 99,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 10.721 pessoas dos 643.113 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.