O autor dos disparos, que ainda não foi identificado publicamente, foi morto, e os sete menores — de dois a 15 anos — foram resgatados em segurança, segundo funcionários do estado, que se recusaram a fornecer informações sobre como o agressor morreu.

Os agentes da polícia, ambos com 27 anos, e o paramédico do corpo de bombeiros, de 40, foram baleados enquanto respondiam ao que o governador de Minnesota, Tim Walz, descreveu como "uma chamada de uma família em perigo" de uma casa em Burnsville, uma cidade a sul de Minneapolis. Outro agente ficou ferido devido aos disparos e foi hospitalizado com ferimentos leves.

As vítimas receberam uma chamada pedindo ajuda por volta das 1:50 locais (7:50 em Lisboa) e foram ao local, onde estava a decorrer um confronto enquanto as autoridades negociavam com o indivíduo, até que o homem começou a atirar de dentro da casa.

Pelo menos um dos agentes foi atingido dentro da residência, disse Drew Evans, superintendente do Escritório de Detenção Criminal de Minnesota. Várias armas de fogo foram recuperadas na propriedade.

Imagens da CBS News mostraram um veículo blindado da equipa SWAT com pelo menos sete tiros no seu para-brisas.