Três detidos, que estavam presos preventivamente, fugiram no início da madrugada de hoje do estabelecimento prisional de Caxias, disse à Lusa fonte dos serviços prisionais.
A mesma fonte adiantou que a fuga ocorreu por volta da 01:00 da madrugada de hoje e que os evadidos são dois cidadãos chilenos e um português que estão presos preventivamente por furto e roubo.
Os dois cidadãos chilenos são arguidos no mesmo processo e aguardavam julgamento em prisão preventiva.
A mesma fonte referiu que já foi distribuída a foto dos fugitivos pelos órgãos de polícia criminal – PSP, GNR e PJ – e pelo Grupo de Intervenção e Segurança Prisional.
Segundo o site na internet da Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), o estabelecimento prisional de Caxias, situado no concelho de Oeiras, é classificado como de segurança alta e está vocacionado essencialmente para reclusos preventivos.
É composto por duas zonas prisionais, Reduto Norte e Reduto Sul (RS), que funcionam em edifícios independentes, distando entre si cerca de 300 metros funcionando, na prática, como dois estabelecimentos prisionais.
Detidos fugiram pela janela
A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) disse que os três reclusos que se evadiram hoje de madrugada do Estabelecimento Prisional de Caxias fugiram a partir da janela da cela, ocupada por quatro detidos.
Em comunicado, a DGRSP adianta que os evadidos são dois cidadãos chilenos, com 29 e 30 anos, e um português com 30 anos e que “todos se encontravam presos a aguardar julgamento por crimes de furto e roubo em processos criminais distintos”.
Uma fonte prisional havia dito antes à agência Lusa que os dois cidadãos chilenos respondiam no mesmo processo-crime.
A direção-geral “instaurou de imediato um processo de averiguações, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção da Direção Geral”.
Notícia atualizada às 12h01m
Comentários