Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Santarém vão estar sob aviso laranja entre as 12:00 e as 21:00 de hoje.

O IPMA colocou também estes 12 distritos sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de hoje devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e de granizo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Segundo o IPMA, até quarta-feira, o estado do tempo em Portugal continental está a ser “influenciado por uma depressão fria nos níveis altos da atmosfera, associada nos níveis baixos, a um vale invertido que vai desde o norte de África até à Península Ibérica, e que transporta sobre o território, uma massa de ar com características tropicais”.

Por isso, está previsto para os próximos dias uma situação de instabilidade potencialmente severa, especialmente sobre as regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, onde localmente ocorrerão aguaceiros fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade matinal no litoral oeste e aguaceiros, pontualmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo.

Está também previsto vento fraco a moderado, sendo forte nas terras altas, e pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 15 graus Celsius (na Guarda) e os 22 (em Portalegre) e as máximas entre os 25 (em Faro) e os 37 (em Santarém).

Mais de 50 concelhos de oito distritos em risco muito elevado de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Continente, Açores e Porto Santo em risco muito elevado de exposição aos UV

Todos os distritos de Portugal continental, o arquipélago dos Açores e a ilha do Porto Santo apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda a ilha da Madeira em risco elevado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

(Artigo atualizado às 07:49)