Segundo avança o Expresso Diário, o estado de saúde da jovem de 17 anos que se encontra internada com sarampo nos cuidados intensivos do hospital Dona Estefânia, em Lisboa, "agravou-se consideravelmente nas últimas horas".

O jornal indica que a "equipa médica não estará a conseguir tratar com sucesso a pneumonia bilateral", complicação respiratória que advém da infeção do sarampo.

Esta tarde, uma nota do Centro Hospitalar de Lisboa Central enviado à agência Lusa confirmava que “uma jovem de 17 anos se encontra internada na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHLC - Hospital Dona Estefânia na sequência de uma pneumonia bilateral - complicação respiratória do sarampo”.

O hospital recordou igualmente que não é prática habitual emitir informação clínica pública sobre doentes internados e que só o faz agora, após autorização da família da doente, a título excecional.

Só serão emitidas atualizações se o estado clínico da doente o justificar, acrescenta a nota.

Em Portugal, desde janeiro de 2017 e até ao fim do dia de segunda-feira, foram registados 21 casos confirmados de sarampo pelo Instituto Ricardo Jorge, havendo outros casos ainda em investigação.

Um surto de sarampo tem afetado desde o início do ano vários países europeus.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, geralmente benigna mas que pode desencadear complicações e até ser fatal. Pode ser prevenida pela vacinação, que em Portugal é gratuita.