Na iniciativa que pretende promover a cultura do Modelo das Nações Unidas (MUN) em Portugal, estudantes de todo o país são convidados a participar como delegados de um estado-membro na simulação de um comité da ONU.

Ao longo do fim de semana, os jovens vão simular o terceiro comité da Assembleia-Geral das Nações Unidas, dedicado a questões sociais, humanitárias e culturais. Em cima da mesa, vai estar o uso de mercenários e a violação dos direitos humanos em contexto de conflito.

Um dos objetivos da National MUN Conference é envolver os jovens na discussão de fenómenos globais da atualidade, com foco nas relações internacionais e nas dinâmicas diplomáticas.

Segundo a LisboMUN, organizadora do evento em parceira com a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, o debate destes temas num contexto de simulação dos comités da ONU permite aos estudantes desenvolver competências importantes para o mercado de trabalho, desde a negociação à apresentação de soluções para problemas da realidade internacional.

A National MUN Conference, dedicada aos estudantes universitários em Portugal, é um dos vários eventos organizados pela LisboMUN e decorre nos dias 7 e 8 de outubro, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.