Três explosões atingiram esta terça-feira o autocarro do Borussia Dortmund. Na sua página oficial no Twitter, a equipa confirmou logo o incidente e, posteriormente, que uma pessoa ficou ferida mas que não corria perigo de vida

O jogo com o Mónaco para os quarto de final da Liga dos Campeões, que deveria realizar-se esta terça-feira, foi adiado e deverá acontecer esta quarta-feira. Na sua conta da rede social Twitter, o Dortmund anunciou o adiamento do encontro para as 17:45 (horas de Lisboa) de quarta-feira, afirmando que os ingressos para o jogo de hoje continuam válidos.

O clube alemão já havia informado que uma decisão sobre a realização do jogo da primeira mão dos quartos de final seria tomada até às 20:30 locais desta terça-feira (19:30 em Lisboa), garantindo não haver perigo para os adeptos.

Fonte da polícia disse que foram usadas três cargas explosivas quando o autocarro estava a caminho do estádio Signal Iduna Park. A mesma fonte acrescentou que os vidros do autocarro estilhaçaram, ferindo uma pessoa. A polícia alemã não tem, porém, indícios de terrorismo no ataque ao autocarro.

Mais tarde, o chefe da política local assumiu que as explosões que atingiram o autocarro do Borussia Dortmund visavam especificamente o veículo que transportava a equipa alemã de futebol.

No Twitter, o clube alemão confirmou que o jogador ferido era o defesa central de 26 anos Marc Bartra. O jogador espanhol foi transportado para o hospital e foi operado ao pulso direito. O clube prontamente desejou uma 'boa e rápida recuperação' ao jogador.

“O Marc está neste momento a ser operado a uma fratura no rádio do pulso direito. Ele tem um corpo estranho no braço”, disse um porta-voz da equipa, em conferência de imprensa. O defesa catalão, de 26 anos, viajava no último banco do autocarro, tendo ficado ferido com os estilhaços do vidro traseiro, que partiu com as detonações.

O central internacional espanhol Marc Barta assinou em julho do ano passado com o Borussia Dortmund até 2020 numa transferência avaliada em oito milhões de euros. O central formado no ‘Barça’ foi o escolhido para fazer face à saída de Mats Hummels, que rumou ao rival Bayern Munique, a troca de 36 milhões de euros.

Há menos de uma semana, Bartra realizou o sonho de Stefi, fã do Borussia Dortmund que ficou conhecida nas redes sociais por uma fotografia em que aparecia no meio de adeptos do Shalke 04, equipa alemã rival do Borussia, com a camisola do Borussia. Barta viu a fotografia, disse que queria conhecer a a fiel fã, e o encontro acabou por dar-se há uns dias.

No Twitter, circulam imagens dos adeptos do Mónaco a manifestar o seu apoio ao Borussia Dortmund. Na mesma rede social, o clube já agradeceu o carinho dos adeptos.

Do Bayern Munique aos três grandes portugueses, o mundo do futebol reagiu. Também o presidente da FIFA, o suíço Gianni Infantino, condenou o ataque. Já Mariano Rajoy desejou uma rápida recuperação ao internacional espanhol Marc Bartra e revelou que está a acompanhar a situação.

O diretor executivo do Borussia Dortmund revelou que os futebolistas da equipa estão em estado de choque. “O autocarro da equipa foi alvo de um ataque com explosivos. Toda a equipa está em estado de choque. São imagens que não conseguimos apagar das nossas mentes”, assumiu Hans-Joachim Watzke.

No Borussia joga também o português Raphael Guerreiro, campeão europeu pela seleção em França, que estava convocado para a partida desta noite com os monegascos.

Recorde-se que a equipa alemã chega a esta fase da competição milionária depois de eliminar o SL Benfica na eliminatória anterior (derrota por 1-0 na Luz, vitória por 4-0 em Dortmund). Já antes, na fase de grupos, o Borussia tinha sido adversário do Sporting CP (venceu os dois jogos com os leões, 2-1 em Alvalade e 1-0 na Alemanha).

O Mónaco, líder do campeonato francês e treinado pelo português Leonardo Jardim, seria o adversário do Borussia no jogo desta terça-feira.

[Notícia atualizada às 00h00]