A artista faleceu sexta-feira na sua casa no Arizona e a causa da morte ainda não foi determinada, indicou o seu agente, Biff Warren.

"Sentiremos a sua falta, a falta da sua presença, o seu brilho e a sinceridade com que vivia a vida", afirmou a família em comunicado.

Joni e irmãs Debbie, Kathy e Kim, filhas de artistas, cresceram em Filadélfia e alcançaram a fama na década de 1970. Mas foi em 1979 que conquistaram o mundo com a canção "We Are Family", escrita por Nile Rodgers e Bernard Edwards, duas grandes figuras da música disco.

No ano passado, Joni Sledge explicou ao jornal britânico The Guardian que, antes do sucesso, ela e irmãs queriam abandonar a música e estudar direito.

Nile Rodgers lamentou no Twitter a morte de Joni: "juntos fizemos algo realmente incrível", escreveu.

Nos últimos anos, Sister Sledge apresentou-se num festival em Filadélfia, em 2015, com a presença do Papa Francisco, e no ano passado durante a campanha eleitoral de Hillary Clinton.

Em 2015, Joni explicou que o refrão do grande sucesso ("We are family / I got all my sisters with me" - "Somos uma família / Tenho todas as minhas irmãs comigo") era uma mensagem de união "que continua a ser hoje de igual poder".