O recente visto do Tribunal de Contas vai permitir o arranque dos trabalhos, orçados em cerca de 900 mil euros.

A empreitada evoluirá por fases para minimizar o impacto que terá na circulação rodoviária.

A avenida General Pimentel, também conhecida na cidade como "Avenida das Tomadas", é uma das mais movimentadas de Felgueiras, por ali passando diariamente milhares de veículos ligeiros e pesados, grande parte dos quais com origem ou em direção à zona industrial de Cabeça de Porca, uma das maiores do concelho.

Constitui também a saída mais importante de Felgueiras em direção a Fafe e à região de Basto.

Segundo a fonte, nas zonas de trabalhos, o trânsito far-se-á de forma alternada em cada sentido da avenida, prevendo-se que a empreitada comece por incidir na zona mais alta da avenida, ao nível das infraestruturas de água e saneamento básico, evoluindo mais tarde para a zona baixa.

No âmbito do projeto da obra, proceder-se-á ao levantamento de todos os pavimentos existentes na avenida e à pavimentação da faixa de rodagem em tapete betuminoso e dos passeios, que serão alargados, com calçada à portuguesa.

Está também prevista "a retificação pontual da rede de drenagem de águas residuais, incluindo a reparação das caixas de saneamento".

A iluminação passará a contar com tecnologia Led e será introduzida sinalização horizontal e vertical para reduzir a velocidade de circulação dos veículos.

Aquando do lançamento do concurso público, em março, a autarquia assinalava a importância desta intervenção, sobretudo pelo elevado volume de tráfego da artéria e pela degradação do pavimento e dos passeios, prejudicando a segurança de automobilistas e peões.

O pavimento existente tem cerca de duas décadas e apresenta-se muito irregular.