Natural de Santa Catarina da Serra, uma freguesia de Leiria, foi no concelho de Caldas da Rainha que o trabalho como autarca sobressaiu. Fernando Costa, 66 anos, esteve 27 anos à frente dos destinos desta autarquia.

Conhecido por ser uma pessoa que diz o que pensa, mesmo que as críticas sejam ao seu partido, o atual vereador da Câmara de Loures (distrito de Lisboa) encabeçou a luta pela modernização da Linha do Oeste e continua a ser um defensor da abertura da Base Aérea n.º 5 de Monte Real à aviação civil.

Licenciado em Direito, exerceu advocacia entre 1976 e 1986.

A concelhia do PSD entende que esta "é uma candidatura para ganhar as próximas autárquicas em Leiria".

A atual candidatura esteve envolvida em polémica, com o ex-chefe de gabinete de Pedro Passos Coelho, Feliciano Barreiras Duarte, a afirmar ter tido a garantia de apoio do líder do partido no caso de se candidatar àquela autarquia.

Contudo, os seus intentos foram contrariados pelas decisões da concelhia e da distrital sociais-democratas.

Fernando Costa, que foi deputado na Assembleia da República, considera que Leiria "precisa de um presidente da Câmara conhecedor, mas também reivindicativo e inconformado com as situações graves".

O "elevado valor" da fatura da água e do Imposto Municipal Sobre Imóveis são algumas das suas prioridades.

O também vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste assume-se "totalmente contra a privatização" da água.

Muito ativo na sua página de Facebook, Fernando Costa já está em campanha, apontando nesta rede social aqueles que considera serem os erros do PS enquanto força maior na Câmara de Leiria.

Aplaudido por uns e criticado por outros, o autarca não receia entrar em confronto para defender as suas ideias.

Nas eleições autárquicas de 2013, o PSD conquistou 27,8% dos votos (quatro mandatos), enquanto o PS alcançou 46,3% dos votos (sete mandatos).