Os EUA declararam que "o USS Dwight D. Eisenhower está pronto e chegará ao Mediterrâneo em breve", depois do primeiro porta-aviões ter chegado na terça-feira e assumido posição de alerta na região, após os ataques do Hamas.

“O USS Dwight D. Eisenhower chega ao Mediterrâneo em breve numa missão que já estava planeada, "e certamente será um ativo disponível, caso seja necessário", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.

O USS Gerald R. Ford, que chegou à costa de Israel com cerca de 5.000 marinheiros e esquadrões de aviões de combate F-35, F-15, F-16 e A-10. A frota é ainda composta pelo cruzador USS Normandy, os contratorpedeiros (‘destroyers’) USS Thomas Hudner, USS Ramage, USS Carney e USS Roosevelt, .

Trata-se do maior porta-aviões do mundo.

O Gerald R. Ford tem base em Norfolk, Virgínia, mas já estava no Mediterrâneo, tendo na semana passada realizado exercícios navais com a Itália no mar Jónico. É o porta-aviões mais novo e avançado dos Estados Unidos e este é o seu primeiro desdobramento completo.

Uma demonstração de força que evidencia o arsenal bélico norte-americano, "pronto para responder a qualquer eventualidade", disse a Casa Branca no domingo.