“Reconhecemo-nos como aliados em temas centrais da agenda global como a promoção do comércio livre, a luta contra alterações as climáticas e a defesa do multilateralismo”, declarou Enrique Peña Nieto, no Palácio Nacional, na Cidade do México, no final de uma reunião com o chefe de Estado português.

Em seguida, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou: “Convergimos em princípios básicos a nível universal, convergimos na defesa da paz, na salvaguarda dos direitos humanos, no desenvolvimento económico e na justiça social, mas também na liberdade das pessoas e do comércio, na recusa do protecionismo injustificado, na não compreensão das barreiras humanas e económicas, e na preocupação quanto às alterações climáticas”.

“Tudo isso e muito mais nos une no plano multilateral. Em várias organizações a que pertencemos”, acrescentou, referindo que “Portugal não esquece o papel mexicano na eleição do secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres”.

Por sua vez, Enrique Peña Nieto agradeceu “o valioso apoio de Portugal no processo de negociação do acordo global que o México está a trabalhar com União Europeia”.

Sobre a negociação em curso entre os Estados Unidos Mexicanos e a União Europeia, o Presidente português disse que “Portugal é um apoio constante e firme relativamente à posição mexicana, desejando que essa atualização possa encontrar-se concluída até ao final deste ano”.