Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra no Porto, enviou uma mensagem de felicitações a Augusto Santos Silva após saber da sua eleição.

“Tendo tido conhecimento da eleição de vossa excelência, envio as minhas cordiais felicitações, reiterando a vontade da mais frutuosa solidariedade institucional entre o Presidente da República e o presidente da Assembleia da República, da qual vossa excelência é ‘primus inter pares'”, lê-se na mensagem.

Augusto Santos Silva, ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, hoje eleito presidente da Assembleia da República, proposto pelo PS, prometeu exercer as suas funções na nova legislatura de forma “imparcial, contida e aglutinadora”, respeitando “a independência e a agenda de todos os grupos parlamentares”.

Na intervenção que fez após ser eleito com 156 votos num total de 230 deputados votantes, o professor universitário, sucessor de Eduardo Ferro Rodrigues no cargo de presidente da Assembleia da República, agradeceu a confiança que lhe foi depositada para o exercício do segundo lugar da hierarquia do Estado Português.

Sobre a relação do parlamento com os outros órgãos de soberania, Presidência da República e Governo, Augusto Santos Silva comprometeu-se a prosseguir “uma relação de harmonia e respeito mútuo no escrupuloso respeito dos preceitos constitucionais”.