O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado ou encoberto e com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do cabo Raso até final da manhã, e nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira a sul do cabo Mondego.

A partir do meio da manhã, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior Centro e Sul, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante oeste no litoral oeste e nas terras altas, durante a tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte e Centro e da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Braga) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 20 (em Viana do Castelo) e os 33 (em Évora).

Dezasseis concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Dezasseis concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Leiria, Castelo Branco, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

Em risco de incêndio estão os concelhos de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Mação Vila Nova da Barquinha (Santarém), Gavião, Marvão, Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova (Castelo Branco), Alvaiázere (Leiria), Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Vimioso (Bragança).

O Instituto colocou vários concelhos de vários de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio, em especial no Norte, Centro, Algarve e Alentejo.

Arquipélago da Madeira e Beja em risco muito elevado de exposição aos UV

O arquipélago da Madeira e o distrito de Beja, no continente, apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto o resto do país está com níveis elevados, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em risco elevado estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Faro, no continente, e as ilhas das Flores, Terceira, Faial e S. Miguel, nos Açores, estão hoje em risco elevado.

A exceção vai para o distrito de Aveiro que está hoje apenas com níveis moderados de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.