“A procura média diária na ligação ao Aeroporto ultrapassa atualmente os cinco mil clientes, com picos de procura que se situam com frequência acima das seis mil viagens/dia”, refere a Metro do Porto que, desde o início do ano, já transportou naquele percurso 1,136 milhões de clientes, quando em igual período de 2015 registou o transporte de 990 mil pessoas.

Segundo a Metro, de acordo com os dados disponíveis, “um em cada cinco clientes chega ou sai do aeroporto Francisco Sá Carneiro através da Linha Violeta”, o que demonstra que o metro não apenas acompanha o forte crescimento do aeroporto, como tem vindo a ganhar quota de mercado (mais de 19%) entre os utilizadores daquela infraestrutura.

O título de viagem simples do Andante é o mais utilizado naquele percurso (87%), seguindo-se a assinatura intermodal (7%) e o conjunto de títulos Andante direcionados para turistas – Andante24, Andante Tour1 e Tour3 (6%).

A Metro do Porto acrescenta, ainda, que agosto, junho e julho foram os meses que registaram maior procura naquela ligação, com mais de 157 mil viagens, mais de 155 mil e mais de 154 mil, respetivamente.

“Mesmo o mês de menor movimento – janeiro – aproximou-se das 90 mil validações, com um crescimento de 20% face a 2015”, sublinha a empresa.

"Este está a ser, de longe, o melhor ano de sempre para a Linha Violeta", realça.

A Linha Violeta, que liga o aeroporto ao centro do Porto e, direta ou indiretamente, a todos os destinos da rede, entrou em funcionamento no dia 27 de maio de 2006.

Entre janeiro e agosto, a Metro do Porto transportou mais de 37,6 milhões de clientes, mais 0,7% face a período homólogo do ano passado.

A rede do Metro do Porto conta com seis linhas, num total de 67 quilómetros, servindo sete concelhos da Área Metropolitana do Porto (Porto, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Maia, Gaia, Gondomar).