O inglês Mark E. Smith, vocalista da banda pós-punk The Fall, morreu esta quarta-feira em casa, aos 60 anos.

Nascido nos subúrbios de Manchester, a 5 de março de 1957, a vida do músico é indissociável da história da banda, em 1976. Smith formou os The Fall com 19 anos, após ter assistido a um concerto dos Sex Pistols, em 1976, na mítica sala de Manchester, Lesser Free Trade Hall (na plateia estavam outros jovens músicos, que viriam a dar origem aos Joy Division, The Smiths ou The Buzzcocks).

Para além da incomum forma de cantar e dos turbulentos concertos, fica para a história a complicada relação que tinha com os músicos que o acompanhavam. De salientar que pelos The Fall passaram, ao longo da história da banda, 66 músicos, sendo Smith único membro permanente desde a sua formação.

Para trás, Mark E. Smith deixa uma discografia com 32 álbuns incluindo os êxitos "Perverted By Language" (1983) e "This Nation's Saving Grace" (1985).

"É com profundo pesar que anunciamos a morte de Mark E. Smith. Ele morreu esta manhã em casa. Uma declaração mais detalhada será feita nos próximos dias. Até lá, a família de Pam & Mark pede privacidade neste momento triste.", escreveu Pam Van Damned, manager da banda, na página de Facebook dos The Fall.

No verão de 2017, os The Fall viram-se obrigados a cancelar uma digressão nos Estados Unidos da América devido à hospitalização de Smith devido a problemas de garganta e do sistema respiratório.

Recorde-se que a banda cancelou concerto agendado para o dia 18 de novembro no HardClub, no Porto, por motivos de saúde do músico britânico. A última passagem dos The Fall por Portugal foi em outubro de 2013 no Out.Fest, Festival de Música Experimental do Barreiro.

O concerto de novembro tinha como mote a apresentação do último álbum da banda, "New Facts Emerge", de 2017.

Há um ano, na data do seu 60.º aniversário, a BBC noticiou por erro a sua morte. "Idiotas", disse ao The Guardian, na sua derradeira entrevista, no outono passado, hoje recuperada pelo jornal britânico. "Isso foi parado em minutos pelos fãs dos Fall".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.