O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que está em curso uma operação "que visa o cumprimento a 44 mandados de busca e 18 mandados de detenção emitidos por Autoridade Judiciária, por crimes de burlas qualificadas, roubos, furtos e recetação de material de proveniência ilícita".

Em declarações à Lusa, fonte da PSP adianta que onze pessoas foram detidas e que foi também apreendido ouro, uma arma de fogo, diversas viaturas, dinheiro e roupa furtada ainda com alarme.

Em causa na operação denominada “Sanakay” está o combate a uma "a rede de burlões a idosos".

As operações têm lugar "nas áreas de Lisboa, Porto, Aveiro e Portalegre, dada a maior incidência dos ilícitos e a dispersão geográfica dos suspeitos".

Estes suspeitos "atuam sobretudo junto da população mais idosa onde, aproveitando-se das suas vulnerabilidades para conquistarem a sua confiança, sob o pretexto de falsos funcionários da Segurança Social, de centros de saúde e de falsos amigos, entre outros, obtêm acesso às suas residências, acabando por subtrair sobretudo ouro e dinheiro".

Ao todo, estão a ser investigadas "mais de meia centena de situações, as quais deixam as vítimas em notórias dificuldades monetárias e conferem aos suspeitos um alegado enriquecimento ilegítimo que agora se pretende ver debelado".

Na operação Sanakay estão envolvidos "cerca de 150 polícias, apoiados ainda por valências de ordem pública dos vários Comandos Distritais da PSP e ainda pela GNR, nas áreas da sua competência territorial".

(Notícia atualizada às 09h29)